Já aqui falámos de que o mercado de trabalho agora procura pessoas com um leque cada vez mais vasto de competências. Também já aqui falámos onde poderias encontrar algumas ofertas gratuitas para expandires os teus conhecimentos. Agora vamos falar porque razão deves usar algum do teu tempo livre para começares a aprender programação, especialmente tendo em conta o que ela pode fazer por ti se a aplicares à tua vida diária.

Não, não é obrigatório ficares assustada/o com esta ideia.

Então quais são as 3 coisas que a programação pode fazer por ti?

1. Impulsiona o raciocinio lógico

binário

Toda a programação, independente da linguagem, é regida por uma estrutura, assim sendo a habituação a escrever com regras específicas ajuda a perceber padrões, a criar estruturas encadeadas de ideias, logo a treinares o teu pensamento lógico.

No início pode parecer quase impossível (eu que o diga!) pôr qualquer coisa a funcionar, tendo em conta que ao contrário das linguagens humanas, que com maior ou menor dificuldade, são possíveis de ultrapassar os desentendimentos linguísticos com alguns gestos ou uns desenhos, no caso da programação, o computador, por muito potente que seja, não te vai compreender se não usares as regras especificas daquela linguagem.

Mas acredita, quando fizeres o teu primeiro algoritmo funcionar, se como eu estavas desabituado a exercer um pensamento mais matemático, vais sentir-te um génio. Não por muito tempo, mas vais!

2. Automatiza as tarefas repetitivas

Se todos os dias tens de colocar comida na gaiola do teu hamster, ou se todos os dias tens de acender as luzes do teu aquário, porque não aprenderes a automatizar essas tarefas repetitivas e torná-las ainda mais eficientes. Uma das grandes novidades e, para mim, uma das grandes metas é passar da programação de software para a programação de hardware, com micro-computadores como o Arduino. Os projectos que podes fazer são infinitos, desde criares uma forma mais eficiente de desligar todas as luzes de tua casa quando vais dormir até a construíres um aquário que se move consoante o movimento do peixe.

Em baixo podes ficar com algumas ideias de projectos realizados em Arduino.

3. Liberdade criativa

Apesar de todas as linguagens serem muito estruturadas, a possibilidade de te expandires criativamente quando as sabes controlar é enorme. Desde criares o teu CV num formato completamente diferente do normal, até criares uma aplicação para smartphone/tablet, as tuas opções são grandes. Usa a tua criatividade, inspira-te no trabalho de outros, constrói ideias novas e usa-as para mostrares o que vales. De certeza que é melhor do que a habitual entrega de CVs.

E agora a parte prática, onde podes começar a aprender a fazer tudo isto?

Para além da plataforma de MOOC, a Udacity, de que já falamos aqui, há muitas outras opções para desenvolveres o teu conhecimento. Pessoalmente aconselho a plataforma Codecademy, gosto especialmente dessa porque toda a aprendizagem é feita em pequenos passos, que após superados são congratulados com uma “medalha”, aplicando de forma exemplar o conceito de gamification, sendo desafiante e divertido estabelecer objectivos de aprendizagem.

the internet

Espero ter sido em mostrar de que forma é que a internet te pode ser útil. Até para a semana.