Milhões de crianças têm falta de água potável. Quanto tempo consegues ficar sem algo menos vital, como o teu telemóvel?” É este o desafio que a UNICEF lança no seu novo projeto, conhecido por UNICEF Tap Project, e que tem como objetivo fornecer água potável às crianças que não a têm.

O desafio é simples e basta apenas ter um smartphone. Acedendo com o mesmo ao site do Tap Project, a única coisa a fazer é descarregar a aplicação. O objetivo é fazer com que o utilizador fique o máximo de tempo possível sem mexer no telemóvel. Para cada 10 minutos que se fique sem mexer no aparelho, um patrocinador dá à UNICEF a quantidade de água potável que uma criança necessita num dia.

A aplicação vai propondo desafios aos utilizadores, como por exemplo deixar a aplicação ligada enquanto se lava os dentes. Segundo Rajesh Anandan, vice-presidente da organização, “só queremos ligar dois pontos muito simples, coisas que são muito importantes e essenciais que tomamos como garantidas e que são a realidade de tantos milhões de pessoas e crianças que não têm sequer o básico”, como explica ao HuffPost Live.

Em todo o mundo, mais de 760 milhões de pessoas não têm acesso a água potável e a sua falta provoca diariamente a morte a mais de mil crianças, como revelam os dados da UNICEF.