Com encenação de Nuno Cardoso e Beatriz Batarda, chegam a Guimarães as peças Coriolano e Como queiram, no dia 22 de fevereiro e 1 de março, respetivamente, às 21h30 no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Coriolano, encenada por Nuno Cardoso, é considerada a obra mais política de Shakespeare, “aclamada pelas suas admiráveis peculiaridades”. Escrita em 1607-8, conta a história de “Caio Márcio Coriolano, um general romano, literalmente um exército de um homem só, a maior máquina de matar”, retratando a sua “ascensão  e queda através de um texto imortal que reflete também com clarividência a sociedade de hoje”.

Esta personagem histórica é representada por Albano Jerónimo, que partilha o palco com Ana Bustorff, Afonso Santos, António Júlio, Catarina Lacerda, Daniel Pinto, João Melo, Luís Araújo, Mário Santos, Pedro Frias, Ricardo Vaz Trindade, Rodrigo Santos e Sérgio Sá Cunha. O Espalha-Factos esteve na estreia em Lisboa e podes ler a crítica aqui.

Como Queiram, encenada por Beatriz Batarda, é uma comédia romântica pastoril, “a peça mais musical de todas as obras de Shakespeare, que se supõe que tenha sido escrita entre 1599 e 1600. Encontram-se nesta obra, com evidente influência do conto Rosalinda, temas como o amor à primeira vista ou o jogo da troca de géneros e identidades, com a intriga a girar “em torno dos pares românticos: Orlando (Nuno Lopes) e Rosalinda (Carla Maciel), Olívio (Sérgio Praia) e Célia (Sara Carinhas), Sílvio (Romeu Costa) e Febre (Leonor Salgueiro), todos em busca de um final feliz e de um amor verdadeiro e abençoado pela natureza”.

Nesta peça, entram ainda Luíza Cruz como Tocaspartes, Marco Martins como Duque Frederico, Rui Mendes como Duque exilado e Bruno Nogueira como Jaques, “o pensador que não age”. O Espalha-Factos esteve na estreia no S. Luiz e podes ler a crítica aqui.

Os bilhetes custam entre os 10€ e os 7,50€ com desconto, podendo ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor e na Plataforma das Artes e da Criatividade, bem como no site oficial do CCVF, nas lojas Fnac, El Corte Inglés, Worten, entre outros locais.