image003

Shakespeare em dose dupla no Centro Cultural Vila Flor

Com encenação de Nuno Cardoso e Beatriz Batarda, chegam a Guimarães as peças Coriolano e Como queiram, no dia 22 de fevereiro e 1 de março, respetivamente, às 21h30 no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Coriolano, encenada por Nuno Cardoso, é considerada a obra mais política de Shakespeare, “aclamada pelas suas admiráveis peculiaridades”. Escrita em 1607-8, conta a história de “Caio Márcio Coriolano, um general romano, literalmente um exército de um homem só, a maior máquina de matar”, retratando a sua “ascensão  e queda através de um texto imortal que reflete também com clarividência a sociedade de hoje”.

Esta personagem histórica é representada por Albano Jerónimo, que partilha o palco com Ana Bustorff, Afonso Santos, António Júlio, Catarina Lacerda, Daniel Pinto, João Melo, Luís Araújo, Mário Santos, Pedro Frias, Ricardo Vaz Trindade, Rodrigo Santos e Sérgio Sá Cunha. O Espalha-Factos esteve na estreia em Lisboa e podes ler a crítica aqui.

Como Queiram, encenada por Beatriz Batarda, é uma comédia romântica pastoril, “a peça mais musical de todas as obras de Shakespeare, que se supõe que tenha sido escrita entre 1599 e 1600. Encontram-se nesta obra, com evidente influência do conto Rosalinda, temas como o amor à primeira vista ou o jogo da troca de géneros e identidades, com a intriga a girar “em torno dos pares românticos: Orlando (Nuno Lopes) e Rosalinda (Carla Maciel), Olívio (Sérgio Praia) e Célia (Sara Carinhas), Sílvio (Romeu Costa) e Febre (Leonor Salgueiro), todos em busca de um final feliz e de um amor verdadeiro e abençoado pela natureza”.

Nesta peça, entram ainda Luíza Cruz como Tocaspartes, Marco Martins como Duque Frederico, Rui Mendes como Duque exilado e Bruno Nogueira como Jaques, “o pensador que não age”. O Espalha-Factos esteve na estreia no S. Luiz e podes ler a crítica aqui.

Os bilhetes custam entre os 10€ e os 7,50€ com desconto, podendo ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor e na Plataforma das Artes e da Criatividade, bem como no site oficial do CCVF, nas lojas Fnac, El Corte Inglés, Worten, entre outros locais.

Mais Artigos
game awards
Já se conhecem os jogos nomeados para os Game Awards de 2020