É já no próximo domingo, dia 23, que a RTP1 estreia em televisão o documentário A Aventura de Catarina na Gorongosa, gravado o ano passado em Moçambique.

A estreia do filme Águas Mil na estação pública, a estreia da série de reportagens Abandonados no Jornal da Noite de domingo da SIC e a presença do Fantasporto nos canais TVCine são outras das novidades da semana.

O Espalha-Factos apresenta-te  os destaques dos próximos dias para que não percas nada do que se vai passar… Brevemente!

Sugestão EF – A Aventura de Catarina Na Gorongosa (RTP1)

Estreia no próximo domingo, às 21h15, na RTP1, um documentário que resultou de um convite feito pelo filantropo norte-americano Greg Carr a Catarina Furtado, em 2013. O objetivo era fazer um  documentário onde a apresentadora mostrasse aos espetadores o verdadeiro papel de um turista que visita o Parque Nacional da Gorongosa. E assim nasceu A Aventura de Catarina na Gorongosa. 

12568782393_500a40a0f4_k

Gravada pela equipa responsável pelos melhores e mais premiados documentários do mundo sobre vida selvagem,  Catarina Furtado irá mostrar que um turista, ao visitar aquele espaço, diverte-se e aprende, mas que, ao mesmo tempo, está a contribuir para a conservação e a criação de emprego. Greg Carr tem aplicado grande parte do seu dinheiro na defesa e na promoção dos Direitos Humanos e dos animais. Os 16 anos de conflito armado fizeram desaparecer 95% da fauna bravia do Parque e milhares de animais foram mortos.

Agora, o filantropo quer devolver àquele local a beleza de antigamente e melhorar condições de vida das populações que vivem em seu redor e, para isso, conta com a ajuda de Catarina. O Projeto de Restauração do Parque visa desenvolver as atividades na área do ecoturismo, recuperar o ecossistema, estudar a complexa teia de vida da Gorongosa, e ajudar as comunidades mais próximas a sair da pobreza.

Sugestões Rápidas


Águas Mil (RTP1)

aguas 1000Águas Mil é um filme português de 2009, realizado por Ivo Ferreira, que conta a história de um pai revolucionário que desaparece sem deixar rasto. Para além disso, acompanhamos ainda uma mãe que opta por negar o passado e um filho que cresce sem respostas. Pedro (Gonçalo Waddington), agora jovem adulto, decide revisitar a história familiar e do país guiado pela avó e acima de tudo pela vontade de resolver o enigma da sua infância. Estreia sábado, às 00h41, depois de mais um episódio de Os Filhos do Rock na RTP1.

Abandonados (SIC)

capture-e0ceA partir desta semana, a SIC vai mostrar, quinzenalmente, os locais que já foram importantes na vida dos portugueses e que têm uma história para contar. Abandonados é o nome desta série de reportagens de Pedro Mourinho que vai para o ar no Jornal da Noite de domingo, trazendo-nos a imagem de um passado muito diferente e um presente dominado pela destruição e o vandalismo. Nesta primeira emissão, estarão em destaque o Ondaparque da Costa da Caparica, o Sanatório de Montalto em Gondomar e o Pavilhão Carlos Lopes em Lisboa.

Especial Fantasporto (TVCine)

FantasportoO canal TVCine 4, em parceria com o Fantasporto 2014, lança uma programação especial de 24 a 28 de fevereiro, com início às 23h00, com o objetivo de promover o cinema fantástico e de terror. Assim, no dia 24, segunda-feira, acontece a antestreia de A Corrida Humana; no dia 25, terça, estreia o filme 5 de Maio: A Batalha; segue-se O Exército de Zombies, no dia 26; já na quinta-feira é a vez do filme Resolução Macabra e, finalmente, no dia 28, O Testamento de Rosalind Leigh fecha esta semana especial.

 

Edição relativa à semana de 21 a 27 de fevereiro.