Teve início, nesta quarta-feira, a 33.ª edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea da capital espanhola, ARCO Madrid. O evento conta com a participação de aproximadamente 160 galerias, provenientes de 25 países (com especial foco na Finlândia), 13 das quais são portuguesas.
Organizada pela Feira de Madrid (IFEMA), o certame vai decorrer até ao dia 23 de fevereiro. A ARCO Madrid recebeu 140 mil visitantes em 2012, tendo a sua afluência decrescido para 118 mil em 2013. A organização apresenta uma atitude otimista em relação às vendas desta edição dada a recente decisão do Governo espanhol de baixar o IVA para 10% na compra de arte. Segundo a organização, este ano foram ainda convidados cerca de 150 directores de museus e curadores de arte provenientes de todo o mundo.
Fermín Lucas, diretor-geral da IFEMA, Carlos Urroz, diretor da feira e Pedro Cera, representante português no comité de seleção das galerias, sublinharam no final de janeiro (altura em que a organização esteve em Lisboa para apresentar a atual edição) as expectativas elevadas das galerias que vão participar no certame. Segundo Pedro Cera, também galerista, “o mercado espanhol de arte tornou-se fundamental para muitas galerias portuguesas e as melhorias económicas registadas nos últimos meses elevaram as expectativas”.
Em relação a Portugal, o país terá onze galerias no programa geral e duas na secção Opening. As galerias presentes no programa geral são a Carlos Carvalho Arte Contemporânea, Baginski, Cristina Guerra, Filomena Soares, Graça Brandão, Pedro Cera e Vera Cortés, de Lisboa, Quadrado Azul e Galeria Múrias Centeno, do Porto, Mário Sequeira, de Braga, e Fonseca Macedo Arte Contemporânea, de Ponta Delgada. Já na secção Opening, destinada a galerias com menos de sete anos, vão estar representadas a 3+1 Arte Contemporânea e a Belo-Galsterer, ambas de Lisboa.
Uma visão ampla da arte contemporânea da Finlândia vai ainda ser apresentada ao público através de uma parceria que a organização estabeleceu com a Fundação Frame e a embaixada finlandesa da capital espanhola. Os Estados Unidos, Reino Unido, França, Holanda, Itália, Dinamarca, Brasil, Argentina e Áustria, entre outros, vão também marcar presença.