Do branco ao negro é uma coletânea de doze contos coordenada pela jornalista São José Almeida e ilustrada por Rita Roquette de Vasconcellos, sobre a diversidade e a cor como elo de ligação. O livro vai ser publicado a 21 de fevereiro.

Cada história do livro tem por base uma cor e reflete a diversidade, na sua diferença e na sua complementaridade. Ana Luísa Amaral, Ana Zanatti, Clara Ferreira Alves, Eugénia de Vasconcellos, Elgga Moreira, Lídia Jorge, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Raquel Freire, Rita Roquette de Vasconcellos, São José Almeida e Yvette Centeno são as personalidades que dão vida aos contos deste livro.

Os direitos de autor revertem na íntegra para a Associação Alzheimer Portugal sendo que cada autora escreveu uma história em homenagem aos que vão perdendo a sua capacidade de as contar. 

Do branco ao negro será apresentado hoje, dia 19 de fevereiro, às 21:30, na Sala Eça de Queirós do Hotel Axis Vermar, na Póvoa de Varzim. Na apresentação estarão ainda presentes as autoras Ana Luísa Amaral, Elgga Moreira, Lídia Jorge, Maria Teresa Horta e Rita Roquette de Vasconcellos.