A exposição de fotografia Roteiro de Atmosferas, do artista Bosguslaw Kott, está agora em exibição na Galeria Millennium, na Rua Augusta, até 1 de março de 2014.

A mostra fotográfica baseia-se em 45 fotografias, 28 a cores e 17 a preto e branco, que versam cenas de meios urbanos, interiores de bosques, zonas estivais, recolhidas em Portugal, Angola e na Polónia.

Em comunicado, Boguslaw Kott afirmou que no seu trabalho a “verdade está intimamente relacionada com a procura da beleza e de uma interpretação pessoal da realidade. Naturalmente gostaria que as minhas opiniões estéticas, a maneira como entendo a beleza, fossem reconhecidas. No entanto, o mais importante de tudo é que a fotografia me traz imensa alegria e satisfação. É uma fonte de novas inspirações e ideias”. Boguslaw acrescentou, ainda, que tira fotografias em vários sítios, sem contexto óbvio de tempo nem de espaço pois elas apresentam uma atmosfera, um breve momento.

Susana S. Martins, do Instituto de História de Arte  da UNL, ao comentar a obra de Boguslaw Kott, afirmou que “as obras que integram Roteiro de Atmosferas inscrevem-se numa tradição que entende o ato fotográfico, não como um exame descritivo do que nos rodeia”. Segundo a historiadora, “as imagens de Boguslaw Kott transmitem precisamente essa crença na especificidade do olhar fotográfico, de um olhar amplificado que, ao ser mediado pela lente, potencia uma outra sensação do espaço”.

Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito da política de responsabilidade social do Millennium BCP, para a galeria do mesmo banco, um espaço de acesso gratuito, especificamente criado para apresentação de arte e cultura a todo o público interessado.

A exposição poderá ser vista até dia 1 de março de 2014 entre as 10h e as 17h, de segunda a sábado, com entrada gratuita.