A consultora internacional Bloom Consulting considerou no seu relatório a capital portuguesa como sendo a “marca” que melhor vende em Portugal, seguida do Porto e Braga. Lisboa lidera no ranking sobre city branding, que analisa o desempenho de 308 municípios portugueses nas vertentes de investimento, turismo e qualidade de vida.

O relatório da Bloom Consulting é baseado em estatísticas oficiais e pesquisas online, analisando aspetos como novas empresas, taxas de ocupação hoteleira, desemprego, criminalidade e poder de compra. Lisboa lidera o pódio em todas as categorias, embora os autores do estudo revelem que “o declínio populacional e empresarial e o abrandamento da atividade turística fazem com que Lisboa se encontre, hoje em dia, a perder algum terreno tornando a sua distância menos acentuada em relação aos demais municípios do pódio”.

Juntamente com a capital, o Porto é também considerado como uma porta de entrada para investidores, turistas e moradores. Por sua vez, Braga demonstra que o bom desempenho na área dos negócios foi o fator que levou esta cidade ficar em terceiro lugar no pódio.

Em relação às restantes cidades, Oeiras, 4ª no ranking, mostrou ter resultados muito semelhantes aos de Braga, por ser uma cidade que “alberga o hub comercial e tecnológico da Grande Lisboa”, como garantem os autores do Portugal City Brand Ranking.

Na região centro, destacam-se Coimbra (5º), Aveiro (6º) e Leiria (7º), que apesar de estarem numa boa posição na categoria Viver, a categoria de Turismo continua a ser uma fraqueza nestas cidades.

Faro encontra-se em 8º e é a única cidade do Algarve que está na lista dos dez melhores classificados em relação a vida e turismo. Na categoria desta última, os melhores municípios, para além de Faro, são Albufeira (21º), Portimão (22º), Lagos (23º) e Tavira, embora este último não faça parte do top 25.

Guimarães arrecada o 9º lugar na lista, tendo a melhor classificação na categoria de investimento, enquanto Cascais coloca-se em 10º no ranking, mas considerado o 6º melhor da categoria Viver.

Sintra situa-se no 11º lugar, embora esteja em 5º na categoria Viver. Por sua vez, Évora encontra-se em 12º, sendo o único município que  representa o Alentejo no top 25. Na lista, seguidos de Évora e nesta mesma ordem, encontram-se também Setúbal, Viseu, Viana do Castelo, Maia, Funchal, Almada, Torres Vedras, Matosinhos, Albufeira, Portimão, Lagos, Vila do Conde e Castelo Branco. No último lugar da lista dos 308 municípios encontra-se Monforte, em Portalegre.

Este é o primeiro relatório da Bloom Consulting sobre municípios. Este estudo é destinado “ao público em geral, interessado em política, reputação, economia, cidadania e urbanismo”, como é explicado no documento.