Nair Xavier é uma das designers selecionadas para apresentar a coleção na plataforma Sangue Novo da ModaLisboa, destinada ao designer de moda jovem. “O Sangue Novo é uma plataforma de transição que marca a saída do anonimato para o mercado profissional”, afirma a jovem designer sobre a plataforma. Dá a conhecer ao público a coleção masculina Bergie Seltzer com inspiração em pinguins e icebergs.

Lisboeta e de origens angolanas, a designer tirou o Curso Profissional de Estilismo Industrial na Escola de Moda de Lisboa e tirou uma licenciatura em Fashion Design Technology no London College of Fashion e tem um gosto por moda masculina. A paixão que tem por alfaitaria, em “todo o processo minucioso de construir um fato de raiz” levaram a designer a especializar-se em moda masculina. Nair Xavier revelou mais detalhes ao Espalha-Factos sobre a sua nova coleção, que vai apresentar na próxima edição da ModaLisboa.

“Não tenho lembrança de um acontecimento específico que despoletou a paixão por moda”, afirma Nair, acrescentando que “desde pequena que ilustrava aleatoriamente, e com o passar do tempo o interesse intensificou-se, passando de paixão a ambição”. A paixão por moda masculina começou com o trabalho no curso em Portugal mas foi em Londres, na licenciatura em Fashion Design Technology, que decidiu especializar-se depois de trabalhar durante dois anos em roupa feminina.

Ilustração Nair XavierIlustração de Nair Xavier

“O preceito, os detalhes e a tradição” no vestuário masculino “são mágicos” para Nair Xavier. Apesar do seu trabalho não refletir a paixão, “é algo que tenho sempre muito presente em termos de inspiração, a nível de técnica e desenvolvimento”. Com a coleção Bergie Seltzer, a ser apresentada no Sangue Novo, a designer afirma trazer “diversão, modernidade e funcionalidade” para a passerelle. Acha que a moda masculina “é maioritariamente clássica e convencional, e que existe muito espaço para a criatividade e a inovação, especialmente a nível de materiais tecnológicos”.

4 um mood board copyMood board da coleção Bergie Seltzer

Inspirada em icebergs e pinguins, vamos poder ver silhuetas modernas e atuais, “com alguma inspiração na década de 80, trabalhadas com cores quentes e frias” com destaque para vários tons de azul em pura lã e mohair e não só.

Ao ser questionada sobre a forma como encara a seleção para o Sangue Novo, Nair Xavier afirma que é uma entrada no mercado profissional porque “não é fácil para um jovem designer lançar a sua marca, a sua imagem, os seus produtos de uma maneira profissional e independente”. Com a apresentação na plataforma são dadas as ferramentas para apresentar o seu trabalho “com o devido reconhecimento”, diz-nos a designer. Ao ser questionada sobre o desenvolvimento de trabalho no design de autor, Nair afirma que “é o único caminho a seguir”.

ilustracoes stamp copy (1)Ilustração de Nair Xavier

Sobre as metas a atingir no futuro, Nair Xavier conclui a entrevista a afirmar que para já o maior objetivo é continuar a desenvolver a sua marca de uma forma independente e sustentável. A ModaLisboa Vision realiza-se entre os dias 7 e 9 de março e ainda não é conhecido o horário dos desfiles a serem realizados.