Não há como fugir. Amanhã é dia 14 de fevereiro, o São Valentim invade a tua vizinhança, a internet e os media em geral. O Espalha-Factos preparou-te a fuga essencial: tens aqui cinco dos melhores episódios que comemoram o Dia dos Namorados. Seja com o tua cara-metade, seja sozinho(a) num sofá com uma barra de chocolate ao lado, o que não podes mesmo perder são os seguintes episódios. 

Cougar Town: When a Kid Goes Bad – S01E15

Na primeira temporada da série, que marca o regresso de Courtney Cox à televisão americana, o episódio sobre o Valentine’s Day consegue ser um dos melhores. Da cueca sexy de Ellie ou a falta dela em Laurie até às complicações parentais de Bobby e Jules, tudo neste episódio vem embrulhado numa gargalhada.

Cougar Town

Travis tenta convencer a mãe a ir uma festa da faculdade com uma chantagem do velho álbum de fotos de Jules. Bobby continua a ser infantil, mas surpreendentemente monta um plano com Jules para resolver a situação. Enquanto isso, Jules e Grayson comemoram o falso Dia dos Namorados como forma de mostrar o quão ridículo este feriado é. A noite acaba com uma reunião de amigos no bairro do “grupo do café”.

A confidence dance (dança da confiança), o vinho, o café, a identidade do macho alfa da vizinhança (Ellie) – todas as peculiaridades de Cougar Town fazem um cameo neste episódio. Não percam, c’mon!

Modern Family: My Funky Valentine – S01E15

Todos os fãs de Modern Family recordam este episódio com um carinho especial. As diferenças entre Gloria e Jay por causa da geração a que pertencem, as personagens inesquecíveis de Claire e Phil e a pequena Lily vestida de anjo graças aos projetos de Cam e um Mitchell ausente são o plot deste dia especial.

“O universo é frio e sem amor” – a frase é de Manny assim que entra em casa de Mitchell explicando o caso de desilusão. Cam resolve logo situação e arranja ocupação para a noite: “É o Dia dos Namorados. Não é o dia em que foges do amor. É o dia em que o persegues, apanhas e trazes para casa”.

Modern Family

Enquanto no Great Shakes, Manny tenta conquistar Fiona, Gloria e Jay estão num espetáculo de um comediante que rapidamente passa a fazer piadas sobre a diferença de idade entre o casal. Já o role playing de Claire e Phil é o ponto alto do episódio. Clive Bixby e Juliana encontram-se num bar de um hotel, o flirting começa e a confusão também: Claire fica com o casaco preso nas escadas rolantes e num minuto todos os conhecidos aparecem.

Grey’s Anatomy: All You Need Is Love – So8E14

Num período em que se celebra o amor, uma das séries mais dramáticas e com mais encontros e desencontros amorosos do momento não podia ser esquecida. Grey’s Anatomy é uma boa opção para ver neste dia dos namorados.

Grey's AnatomyO amor invade Seattle Grace e são vários os casais que aproveitam a ocasião para celebrar o que os une. Mas não só os pares românticos Meredith e Derek, Callie e Arizona, Bailey e Ben procuram festejar a data, como também os pacientes relembram à equipa do hospital o que é realmente o espírito do Valentine’s Day. Se por um lado, vemos um namorado que morre e deixa um pedido de casamento por fazer, por outro, vemos duas crianças que não se inibem de mostrar a pureza do carinho que têm um pelo outro.

Num episódio que celebra o amor, mais uma vez os casos médicos são lições de vida para os médicos de Seattle Grace. E, como já é hábito, Meredith Gray deixa os amantes da série com a ideia que resume o episódio: “Há momentos nas nossas vidas em que o amor realmente ultrapassa tudo: cansaço, privação, sono, tudo. E há momentos em que parece que o amor não traz nada a não ser dor.”

The Big Bang Theory: The Large Hadron Collision – S03E15

O amor está no ar e nada melhor que um episódio romântico à moda de The Big Bang Theory, que promete mais gargalhadas do que momentos lamechas.

the big bang theoryContra todas as probabilidades, Leonard tem finalmente uma namorada no dia de São Valentim e o seu romance com a rapariga dos seus sonhos não podia estar a correr melhor! Quando recebe um convite para visitar o Grande Colisor de Hadrões no CERN na Suíça, aproveita a ocasião para surpreender Penny com uma viagem romântica para celebrar o dia dos namorados. Mas Leonard esquece-se que tem que lidar com o minucioso roomate agreement do seu obsessivo companheiro de casa, que o obriga a levar Sheldon com ele, caso seja convidado para visitar o CERN.

Mais irritante e inconveniente do que nunca, Sheldon tenta tudo para conseguir com que Penny não vá, estragando o plano romântico do casal. Porém, o feitiço vira-se contra o feiticeiro e nem Sheldon nem Penny acabam por poder ir à Suiça. Com um desfecho hilariante (este é sem dúvida um dos melhores episódios da temporada), os planos de Leonard saem furados, acabando por passar o dia dos namorados na Suíça, num quarto de hotel com rosas e champanhe, sem Penny e com Raj.

Friends: The One With The Candy Hearts – S01E14

O primeiro episódio que a aclamada sitcom Friends dedicou ao Dia de São Valentim (ou Dia dos Namorados) já foi transmitido há dezanove anos. Não é por isso, no entanto, que The One With The Candy Hearts deixa de merecer ser recordado e recomendado.

O capítulo segue Ross no seu primeiro encontro pós-divórcio, no qual as coisas não correm propriamente de acordo com o planeado. Tudo porque, durante o jantar, o paleontólogo dá de caras com a sua ex-mulher Carol (que o deixou, relembre-se, depois de ter assumido que era lésbica) e a sua companheira Susan, arruinando rapidamente o encontro.

friends

Por sua vez, Monica, Phoebe e Rachel decidem passar o Dia de São Valentim a queimar pertences de antigos namorados, causando, em última instância, um incêndio no apartamento. No entanto, as amigas acabam por considerar a noite como um sucesso, por terem tido a oportunidade de conhecer três bombeiros.

Já o enredo principal do episódio segue as habituais peripécias de Joey e Chandler: desta vez, tudo se desenvolve em volta de um double date muito mal planeado. Joey tem a possibilidade de ir jantar com uma mulher lindíssima que, todavia, exige que ele leve alguém para uma amiga sua – Chandler acaba por ser, evidentemente, a solução. A noite até poderia ter corrido da melhor forma, não fosse o facto de a referida amiga ser precisamente a ex-namorada de Chandler: a inesquecível Janice (quem não se recorda do seu temível “Oh my God!?”). Apesar de inicialmente incomodados com a situação, o resto da noite acaba por se desenrolar de forma inesperada…

Artigo de Sofia Pereira, Inês Borges, Paulo Pereira e Tiago Varzim.

Ilustração © Carla Gonçalves