Hoje é o dia mundial da rádio. Ao contrário do que muitos pensariam há alguns anos, o vídeo não matou a rádio e, de acordo com os dados mais recentes, a internet também está longe de ser a cangalheira das ondas sonoras hertzianas. Apesar da atual situação económica e financeira que o país atravessa condicionar o trabalho das estações de rádio do Minho ao Algarve, hoje, tal como ontem, existem  programas e rubricas que se assumem não só como verdadeiros oásis no deserto, mas que confirmam que a rádio está viva e de boa saúde. O Espalha-Factos elaborou uma lista de programas e rubricas que, no nosso entender, valem muito bem a escuta.

Programas

  • Fora do 5 – Antena 3

Não é a primeira vez que o famoso programa de televisão 5 para a Meia Noite faz também uma perninha na rádio (alguém se recorda do 5 para o Meio Dia?). O Fora do 5 reúne na mesma mesa Luís Filipe Borges, Pedro Fernandes e António Raminhos para uma hora de conversa descontraída entre os três sobre a atualidade, contemplada ainda com rubricas e convidados. Vai para o ar à sexta feira às 19 horas, na Antena 3.

  • Primo – Rádio Comercial

É sem dúvida mais fácil memorizar o acrónimo de Programa Realmente Incrível Mas Obtuso. Este programa junta dois grandes nomes do humor radiofónico: Vasco Palmeirim e Nuno Markl que recebem todas as semanas uma personalidade famosa de qualquer área para uma entrevista que aborda não só a vida profissional, mas também a vida pessoal dos convidados. O Primo pode ser ouvido no sábado às 12 horas, na Rádio Comercial.

19

  • Governo Sombra – TSF

Os assuntos políticos, económicos e sociais são, regra geral, abordados de forma séria, por vezes maçadora. Não é o caso do Governo Sombra. A equipa, moderada por Carlos Vaz Marques tem como “ministros” João Miguel Tavares, Pedro Mexia e Ricardo Araújo Pereira. O Governo Sombra reúne-se todas as sextas-feiras às 19 horas, e discute de forma ligeira a atualidade nacional.

  • Rocha no Ar – RFM

Estreou há pouco mais de um ano mas é já uma referência na rádio das grandes músicas. Carla Rocha abandonou as manhãs para abraçar o horário a seguir ao jantar. De segunda a sexta, às 21 horas, é abordado um tema contemporâneo que conta com a participação de uma pessoa em estúdio, especialista na área. Os ouvintes são também convidados a participar por email ou a visitarem o estúdio no último dia da semana. Rocha no Ar na RFM, todos os dias úteis, às 21 horas.

carla_rocha_2_RFM

  • Força Total à Música Nacional –  Super FM

As rádios são, por vezes, uma rampa de lançamento para novas bandas. O importante é dar uma oportunidade para se mostrarem aos ouvintes. É isso que o Força Total à Música Nacional pretende uma vez por semana. Dar voz aos grupos do rock nacional e mostrar o que se faz por terras lusas é o que Telma Dourado faz durante uma hora todos os sábados a partir das 17 horas, na Super FM.

Rubricas

  • Outra Coisa – Antena 3

Contam-se pelos dedos as pessoas que conseguem, de uma forma muito convincente, imitar personalidades famosas da política ao futebol. Luís Franco-Bastos  é uma dessas pessoas. Diariamente nas manhãs da Antena 3 pode-se ouvir declarações cómicas de Jorge Jesus, Bruno de Carvalho ou Pedro Passos Coelho. A Outra Coisa vai para o ar a partir das 8 horas, na Antena 3.

  • Tubo de Ensaio – TSF

Escrito por João Quadros Bruno Nogueira, é este último que dá a voz a um dos espaços humorísticos mais antigos no ar sem interrupções na rádio. A análise bem disposta aos temas da atualidade, como as praxes ou os Mirós permite à TSF fugir por breves momentos à seriedade que é necessária numa rádio informativa. O Tubo de Ensaio pode ser ouvido de segunda a sexta feira a partir das 9h20, na TSF.

tubo_de_ensaio3068234975764051520

  • O Homem Que Mordeu o Cão – Rádio Comercial

A história desta rubrica já teve alguns sobressaltos. Estreou em 1997, seis anos mais tarde passa para a Best Rock FM e há cerca de um ano voltou à Rádio Comercial. Histórias mirabolantes com descrições de fazer despertar o ouvinte mais sonolento é a proposta do veterano Nuno Markl todas as manhãs por volta das 8h30.

  • Mixórdia de Temáticas – Rádio Comercial

Foi a última aquisição da muitas vezes apelidada “dream team” da Rádio Comercial. Cinco minutos é o tempo que Ricardo Araújo Pereira precisa para fazer aquilo que sabe melhor: arrancar sorrisos e logo pela manhã. Os temas atuais da sociedade são o prato forte da Mixórdia. A rubrica vai para o ar de segunda a sexta a partir das 8 horas.

COMERCIAL E RICARDO ARAUJO PEREIRA PROMOTIONAL PHOTOS

  • Estes Cientistas São Loucos – Oxigénio

“Uns minutos de realidade que mais parecem ficção” é o slogan deste espaço. Os estudos abordados são muitas vezes tão bizarros que a questão “a sério que fazem estudos disto?” surge muitas vezes aos ouvintes. Todos os dias, por volta das 8h30, Isilda Sanches apresenta uma nova conclusão que os cientistas loucos deste mundo se debruçam.