Hoje em dia, muita da nossa interação social é realizada em plataformas online, o que faz com que estas sejam também determinantes na construção da história da nossa vida e de pequenas histórias dentro dela. Um grupo de cinco amigos, do qual três portugueses fazem parte, apercebeu-se disto e, como tal, decidiu criar o Memeoirs, projeto que visa fazer o registo das nossas conversas online num livro.

A ideia tem as suas raízes em 2011, quando um dos portugueses, Fred Rocha, esteve na Bélgica e onde fez amigos que mesmo aquando do seu regresso a Portugal não deixaram de comunicar, utilizando o e-mail para ultrapassar a distância que os separava.

A profundidade e o conteúdo das mensagens trocadas despertou neles a ideia de fazer um livro com tudo aquilo que tinham partilhado nas suas conversas. Desta forma, o grupo formado por três portugueses (Fred Rocha, Paulo Rodrigues Pinto, Paulo Patrício), um italiano (Giacomo Miceli) e uma irlandesa (June Carmody) lançou a primeira versão do Memeoirs mas não deixou a ideia ficar por ali.

Em setembro de 2013, depois de uma fase experimental que deu a entender que o público-alvo seriam casais e famílias, é lançada a versão final da iniciativa, disponibilizada na generalidade por esse globo fora para que, num processo completamente automático, as pessoas possam obter recordações das suas conversas em forma física e tangível.

Fotografia: Memeoirs

Fotografia: Memeoirs

Basicamente, a história contada por estes livros assenta nas mensagens que trocamos e recebemos com determinada pessoa num determinado espaço e tempo. A autoria dos mesmos acaba por pertencer a nós próprios, não fôssemos nós os responsáveis por traçar grande parte do rumo da nossa vida.

Fred Rocha, em declarações ao Boas Notícias, aponta como uma das vantagens o facto de “em vez de irem revirar a caixa do correio ou de irem ao Facebook à procura daquela mensagem e daquela frase, vão ter isso registado em livro”.

Para usufruir deste serviço basta fazer o registo no site da Memeoirs e permitir o acesso ao e-mail ou Facebook, de onde será feito o download das mensagens que dizem respeito ao contacto e intervalo de tempo que o utilizador pretende. Os textos serão distribuídos cronologicamente pelas páginas do livr e divididos em capítulos identificados pelo nome das estações do ano (verão, outono, inverno e primavera).

Por fim, basta escolher a apresentação estética do livro para que a Memeoirs o possa imprimir – desde que o mesmo não seja inferior a 30 páginas nem superior a 450 – e enviar para o cliente, esteja em que parte do mundo estiver.

No entanto, a ligação ao Facebook não está ainda concretizada mas o objetivo é que esta seja igualmente seguida da ligação a aplicações como a Whatsapp e da possibilidade de ilustrar o livro com imagens.