Campanha de Peluches para a Educação da IKEA angariou, a nível mundial, 10.1 milhões de euros para ajudar a melhorar o acesso à educação das crianças em África, na Europa Central e de Leste e na Ásia. A IKEA Portugal contribuiu com a maior doação de sempre (feita por colaboradores e clientes): 132 mil euros.

A Campanha de Peluches da IKEA decorreu entre novembro e dezembro de 2013 em todas as lojas IKEA a nível mundial e por cada peluche e livro infantil vendidos, a IKEA Foundation doou 1€ à UNICEF e à Save the Children.

Desde o início desta campanha anual, em 2003, a IKEA Foundation já doou 67 milhões de euros que ajudaram a melhorar as oportunidades de acesso à educação de mais de 11 milhões de crianças em 46 países. As doações recolhidas ajudam as instituições a dar formação a professores através de métodos adequados, a melhorar os sistemas de proteção de crianças, bem como no fornecimento de materiais educativos e no aumento das taxas de frequência escolar.

Este ano, a IKEA Foundation vai conseguir apoiar 19 projetos da UNICEF e da Save The Children em 18 países. A verba correspondente à UNICEF vai financiar a iniciativa ‘Schools for Africa’ em oito países, e a iniciativa ‘Schools for Asia’ na China. O valor entregue à Save the Children apoiará a educação de crianças de grupos mais desprotegidos na Ásia e Europa de Leste.

Nas três lojas IKEA de Portugal, os clientes tiveram a oportunidade de participar na iniciativa Doe 1 Peluche, Ofereça Mais 1 Sorriso e assim doarem também peluches IKEA a 21 instituições de acolhimento de crianças em Portugal, que receberam 6.284 peluches.

Em relação aos resultados,  Anthony Lake, diretor executivo da UNICEF, afirma que “A educação é essencial para garantir um futuro melhor para as crianças, em particular para as mais vulneráveis. A UNICEF está grata à IKEA Foundation por esta sólida parceria, bem como a todos os seus clientes e colaboradores, por este trabalho conjunto para que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, como merecem”.

secretária-geral da Save the Children Suécia e responsável pela colaboração entre a Save the Children e a IKEA Foundation, Elisabeth Dahlin, comentou também que “Este ano assinala-se o 20º aniversário da nossa longa colaboração com a IKEA Foundation. É também o 8º ano consecutivo em que a Save the Children faz parte da Campanha de Peluches. Através do compromisso da IKEA Foundation em apoiar crianças mais vulneráveis a ter acesso a uma educação de qualidade, as crianças que pertencem a minorias e crianças com deficiência – bem como as respetivas famílias e comunidades— beneficiam dos fundos da campanha para um futuro melhor”.