Hoje a TVI estreia a nova novela, O Beijo do Escorpião, e o Espalha-Factos faz o perfil de Sara Matos, uma das protagonistas, que ficou conhecida pela participação em Morangos com Açúcar. Anteriormente, a atriz já tinha formação na área da representação, mas ainda não tinha alcançado o reconhecimento do público. Agora, Sara tornou-se mais do que uma cara saída da série juvenil da TVI: às novelas e ao teatro juntou-se a fama pelo estilo, e ainda pela publicidade da marca Tezenis.

Nascida a 20 de dezembro de 1989, Sara Matos tem uma formação bastante vasta na área da representação. Para além de ter completado o terceiro ano do curso de teatro na Escola Profissional de Teatro de Cascais, fez um curso de expressão dramática na Casa do Artista (2002) e outro no ACT – Escola de Atores (2004). A atriz frequentou ainda o primeiro ano do Conservatório de Teatro e Cinema.

Teatro, Cinema e Televisão

Estreou-se no teatro em 2007 com a peça Epilepsia organizada pela Escola Profissional de Teatro de Cascais. No mesmo ano, fez ainda parte do elenco da peça Inferno, de Bernardo Santareno, e de O Sonho, do Projeto Novos Atores. Foi o ano não só da sua estreia no teatro, mas também no cinema. Em 2007, Sara Matos participou na curta-metragem de Perseus Mandillo, A Way for Dancing.

Depois de um 2007 cheio de projetos, em 2009 chegou aquele que lançou Sara Matos para o mundo da televisão: Morangos com Açúcar. No papel de Margarida Bacelar, fez par romântico com Rui Oliveira (Lourenço Ortigão). O amor acabou por passar para fora dos ecrãs e os dois mantêm agora uma relação de quatro anos. Com a participação na série juvenil, Sara não só conseguiu provar que merecia um lugar na televisão portuguesa, como mostrou o seu talento na música e gravou o CD Morangos com Açúcar – Escola de Talentos.

SaraMatosMCA

Em 2010, abandonou a série e regressou ao teatro com a participação na peça As 3 Manas, ao lado de Daniela Fonseca e Alexandra Sorvete. Mas depressa foi chamada para regressar à ficção da TVI. No papel de Eva Rebelo da Cunha, fez par romântico com Pedro Teixeira na novela Anjo Meu. Contracenou com nomes com Alexandra Lencastre, João Reis e Paulo Pires.

SaraMatosAnjoMeu

Em 2012, regressou ao cinema e ao papel de Margarida Bacelar em Morangos Com Açúcar – O Filme. Uma produção da TVI que pretendia juntar personagens de todas as temporadas da série. Ainda no mesmo ano encarna o papel de Olívia, a protagonista da novela da tarde da TVIDoida Por Ti. Mas é com a sua participação na peça Closer, de Patrick Marber, que é reconhecida pela revista LUX como a atriz do ano na categoria de teatro.

Em 2013, participa no concurso da TVI, Dança com as Estrelas. Ao lado do bailarino André Branco, a atriz foi a vencedora da competição. Também neste ano, iniciou a sua participação na novela Belmonte, no papel de Marta.

SaraMatosDançaComAsEstrelas

Agora, com contrato de exclusividade com a TVI, vai ser uma das protagonistas da nova novela da noite: O Beijo do Escorpião. Ao contrário do que habituou o público, desta vez terá o papel de vilã.