A Oficina Municipal do Teatro, em Coimbra, acolhe até dia 8 de fevereiro o novo projeto dos alunos de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Trata-se de uma comédia interventiva intitulada Vai haver um dia em que eles vão ter de olhar para nós.
Os alunos do terceiro ano do curso de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra estarão em cena, pela companhia de teatro conimbrense O Teatrão, com uma peça que retrata o panorama artístico, cultural, económico e social da Rússia após o desmembramento da URSS, em plena década de 90.
Vai haver um dia em que vocês terão de olhar para nós acompanha a história de seis mulheres, habitantes de uma pequena vila próxima de Moscovo, que, mediante a decadente situação do seu país, não encontram quaisquer perspetivas de futuro e, desesperadas, acorrem a uma audição, promovida por uma companhia japonesa, para trabalhar como dançarinas num espetáculo em Singapura.
O trabalho dos alunos da ESEC baseia-se em Casting, uma peça do dramaturgo russo Aleksandr Gálin, baseada em episódios reais decorridos na Rússia após a queda da URSS, quando a população atravessava as dificuldades de uma complicada transição. Nas palavras do autor, esta história é a expressão de «pessoas comuns a tentar ser livres».
Encenado por Ricardo Correia, o projeto procura estabelecer uma relação com a atualidade portuguesa e a crise de futuro que os jovens, em particular, atravessam.
A peça estará em cena em Coimbra, na Oficina Municipal do Teatro, até dia 8 de fevereiro, de segunda-feira a domingo. Os bilhetes estão disponíveis a 4€ para o público geral e a entrada é livre para alunos, docentes e funcionários da ESEC.