Numa decisão pouco comum, a Academia decidiu retirar a nomeação da música Alone yet not alone por alegada “violação das regras“. A categoria de melhor canção original dos Oscars fica assim com apenas quatro candidatos sem espaço para outra nomeação.
Segundo a CNN, os membros que compõem o júri da Academia, descobriram que o compositor Bruce Broughton enviou emails a várias pessoas responsáveis pela votação dos finalistas.
A presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, comentou o caso afirmando que “não importa quão bem-intencionada tenha sido a mensagem, usar a própria posição como ex-governador e atual membro do comité executivo para promover pessoalmente a candidatura a um Oscar cria a aparência de uma vantagem injusta“.
Face a estes acontecimentos, a canção fica assim fora da corrida, uma vez que “o objectivo da Academia é garantir que os Oscars são conduzidos de forma justa e ética.”
Esta decisão não é um caso isolado mas é bastante rara. Por exemplo, em 1992, a Academia anulou a nomeação do filme A Place in the World, na categoria de Melhor filme Estrangeiro, por existirem dúvidas quanto à localização da fita.