Os jardins da Gulbenkian acolhem, até dia 12 de fevereiro, um exemplar real de uma tenda de refugiados com o objetivo de alertar para os problemas existentes nos campos que as acolhem, angariando fundos em simultâneo para resolver um dos seus maiores problemas: a iluminação.

No interior da tenda principal encontra-se inserida outra de 23 metros quadrados preparada para albergar uma família de cinco pessoas. A tenda está localizada junto à Biblioteca de Arte e é uma iniciativa que parte de uma parceria entre o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a IKEA Foundation.

O projeto, Uma Vida Melhor para os Refugiados, visa, assim, apoiar o ACNUR no sentido de resolver o problema da iluminação enquanto um dos maiores inconvenientes destes campos, uma vez que este é um fator determinante para a segurança deste tipo de locais, pois permite realizar tarefas noturnas e prevenir a ocorrência de crimes.

A par desta iniciativa, a IKEA doará um euro à ACNUR por cada lâmpada LED comprada nas lojas da empresa sueca espalhadas pelo mundo, entre os dias 3 de fevereiro e 29 de março.