Mesa Marcada é o nome do blog assinado por Duarte Calvão e Miguel Pires, autores que há 5 anos elegem os destaques do mundo da gastronomia. Pela primeira vez, em 2013, escolheram deixar os vinhos de parte e, para além disso, fizeram uma gala informal no bar Vestigius, para celebrar as distinções dos chefs e dos seus restaurantes.

José Avillez e o seu restaurante Belcanto repetiram a proeza de 2012, sendo eleitos como os melhores da sua categoria. Vincent Farges e o seu Fortaleza do Guincho arrebataram a segunda posição respetivamente. Dieter Koschina e Hans Neuner ficaram na terceira e quarta posição entre os chefs, mas os seus restaurantes Vila Joya e Ocean receberam a classificação contrária, sendo quarta e terceira preferência, respetivamente.

O Prémio Destaque foi para Vítor Claro, e o seu restaurante Claro!, que alcançaram a quinta posição em ambas as listas, representando uma subida face ao ano anterior. O chef João Rodrigues do Feitoria estreou-se este ano entre os dez melhores. De destacar são também os restaurantes São Gabriel, de Leonel Pereira, Tomo de Tomoaki Kanazawa e o Eleven de Joachim Koerper.

Os autores do blog Mesa Marcada contaram com os votos de 79 profissionais da área da gastronomia, e juntando as suas listas pessoais, elegeram assim os 10 vencedores. Duarte Calvão e Miguel Pires afirmam-se orgulhosos do interesse gerado pela iniciativa, única em Portugal.