Realizou-se no dia 19 de janeiro mais uma jornada ‘Hoje vamos ao museu’, atividade que pretende incutir o hábito de visitar museus, apelando à sensibilidade artística dos seus participantes e promovendo uma actividade cultural acessível a todos. Assim, a título completamente gratuito, os vilaverdenses foram convidados a visitar as maravilhas culturais de S. João da Madeira através da associação Bullire.

O encontro estava marcado para as 08h45, na antiga adega cooperativa de Vila Verde, onde se situa a sede da Bullire, foi o local de partida rumo à OLIVA CREATIVE FACTORY, antiga fábrica transformada em espaço cultural onde podemos encontrar mais de uma centena de obras de arte da autoria de artistas como Paula Rego, Malangatana, Andy Wharol, entre muitos outros. Estes integram a exposição “Traço descontínuo” da colecção privada de Norlinda e José Lima. A visita foi guiada por Victor Costa, ex-professor de desenho da Escola de Belas Artes do Porto, que é também o comissário da exposição interpretativa da fábrica Oliva.

Depois do almoço as atenções voltaram-se para o Museu da Chapelaria, um dos grandes ícones do município, local onde também foi possível ver uma exposição sobre o bordado de Castelo Branco. No regresso foi realizada ainda uma última visita ao Mosteiro de Leça do Balio.

A Bullire está a preparar um calendário par 2014 com actividades todos os meses, tal como a primeira edição das ‘Noites do Buliço’, em que o serão será dedicado a actividades como sessões de vinil, literatura ou tertúlias, entre outros.

oliva creative factory - 2 oliva creative factory - 1