A cerimónia dos World Travel Awards ficou marcada pela eleição da ilha da Madeira como o Melhor Destino Insular da Europa. Realizada em Antalia, na Turquia, a gala premiou o arquipélago numa categoria na qual também concorriam as Baleares, Canárias, Chipre, Malta e Sardenha.

Para além do galardão de melhor ilha para férias da Europa, a Madeira viu também três dos seus hotéis premiados nas categorias de Melhor Boutique Hotel do Mediterrâneo (ganho pela Estalagem Quinta da Casa Branca), Melhor Hotel Design da Europa (atribuído ao The Vine Hotel) e Melhor Hotel de Portugal (ganho pela Reid’s Palace).

Para além destes prémios, Portugal também arrecadou prémios nas categorias de Melhor Destino Europeu de Praia e Golfe, tendo esse destino sido o Algarve, que competiu contra Cannes (França), Corfu (Grécia), Costa Esmeralda (Sardenha, Itália), Marbella (Espanha) e Oludeniz (Turquia). Também Lisboa foi escolhida como Destino Europeu em Estada de Curta Duração, sendo a terceira vez que ganhou este prémio, depois das edições de 2009 e 2010.