Esta semana as salas de cinema recebem seis estreias cinematográficas, assim como a reposição de Gravidade. Com géneros variados, passando da comédia ao drama, o Espalha-Factos destaca como Estreia da Semana o nomeado para os Oscars, Clube de Dallas

O Clube de Dallas (Dallas Buyers Club) é um drama passado nos anos 80 no Texas, Estados Unidos da América, onde é diagnosticado a Ron Woodroof (Matthew McConaughey) o vírus da Sida e lhe são dados apenas 30 dias de vida. Ron vê-se excluído por muitos dos seus antigos amigos, nesta história que aborda a associação do vírus à homossexualidade, bem como as problemáticas do sistema de saúde deficitário dos EUA. O filme demosntra uma luta pela dignidade e aceitação numa história baseada em factos verídicos. Com um orçamento de $5.500.000, o filme foi rodado em Nova Orleães, Louisiana, nos EUA. Conta no seu elenco com nomes como Matthew McConaughey e Jared Leto.

O Espalha- Factos já viu O Clube de Dallas e já produziu a crítica que pode ser lida aqui.

A Casa Silenciosa (Silent House), de Chris Kentis e Laura Lau, é outra das estreias da semana. Trata-se de um filme de terror, baseado em factos reais, onde Sarah (Elizabeth Olsen) visita com o seu pai e tio a velha casa de férias da família para colocar a casa à venda. No entanto, à medida que começam as arrumações estranhos eventos ocorrem trancando Sarah dentro da casa. Sem contato com o mundo exterior o pânico desta jovem transforma-se em terror ameaçando a sanidade mental de Sarah.

Em Dupla Catástrofe (Eyjafjallajökull), pelas mãos de Alexandre Coffre, chega-nos uma comédia onde um casal de divorciados é apanhado pela erupção do vulcão islandês Eyjafjallajökull, enquanto tentam chegar a tempo ao casamento da filha que se realiza na Grécia, sendo obrigados pela força da ocasião a fazer a viagem juntos.

O Assalto (Empire State), de Dito Montiel, é um filme de ação que conta com a participação de Dwayne Johnson e Liam Hemsworth, que interpreta Chris Potamitis, um segurança na empresa de camiões blindados Empire State. Este é persuadido por um amigo a assaltar o lugar. A dupla acaba por roubar a maior quantidade de dinheiro da história dos EUA, enquanto a equipa do FBI julga tratar-se de um caso elaborado pelas principais famílias criminosas de Nova Iorque.

Mostra o que Vales (Make your Move) é um musical que também marca as estreias desta semana e nos apresenta Donny, um jovem artista que vai para Nova Iorque e, juntamente com o seu irmão Nick, reinicia a sua vida com a tarefa de trazer para a cidade o mais novo estilo de dança.

Ninf()maníaca Parte I, do realizador Lars von Trier, é outra aguardada estreia desta semana. É uma história selvagem e poética da vida de uma mulher desde o seu nascimento até aos 50 anos. Conta no seu elenco com Uma Thurman, Christian Slater, Charlotte GainsbourgWillem Dafoe.

Por fim, é de destacar o regresso de Gravidade às salas de cinema, um dos filmes mais falados do ano, premiado e nomeado para os Oscars.

Eis o trailer legendado em português da nossa Estreia da Semana, O Clube de Dallas:

BOX OFFICE

O box office da semana passada não se encontra disponível no site do ICA.