cf

Cristina Ferreira é a madrinha do Concurso Nacional de Azulejo

Cristina Ferreira vai ser madrinha da 2ª edição do Concurso Nacional de Pintura de Azulejo desenvolvido pelo Grupo Prebuild, uma iniciativa de responsabilidade social que tem como objetivo promover a arte secular do azulejo e que abrange 4.549 escolas do ensino básico de todo o país.

Conjugado com o tema “As tradições da minha terra”, o concurso conta com um júri composto por Cristina Ferreira, Margarida Calvinho, administradora do Grupo Prebuild, Maria Antónia Pinto de Matos, diretora do Museu do Azulejo, e Filomena Graça, em representação da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência.

Para dar forma ao projeto, as marcas Viúva Lamego, Ceramic e Dreamcer juntam-se ao Grupo Prebuild para fomentar o desenvolvimento criativo e a cooperação entre crianças e jovens, sensibilizando-os para a tradição da azulejaria, um dos símbolos máximos da cultura portuguesa.

A inscrição é feita por parte das escolas, até dia 31 de janeiro, através do site (clique aqui), com efeito imediato para a primeira fase do concurso, que consiste em enviar um desenho em formato 90x60cm alusivo ao tema da iniciativa.

Passando a primeira fase de seleção, as escolas irão receber um kit que contém um painel de 24 azulejos, tintas e um manual pedagógico sobre a história do Azulejo em Portugal, tendo até 10 de abril para concluir os projetos, que serão posteriormente cozidos numa das fábricas de cerâmica do Grupo.

Os prémios, variáveis entre quatro mil e mil euros, serão atribuídos de acordo com os três escalões correspondentes aos ciclos de ensino, tendo como critérios de escolha a criatividade, adequação ao tema, qualidade artística e obediência ao regulamento. A EB1 de Campa e a EB2,3 de Rebordosa, ambas em Guimarães e a Escola de Izeda de Bragança, foram as escolas vencedoras da primeira edição deste concurso, no 1º, 2º e 3º ciclos, respetivamente.

Margarida Calvinho, administradora do Grupo Prebuild refere que “O Grupo Prebuild está consciente da sua importância na comunidade, enquanto agente de desenvolvimento económico e social. Neste caso, além de apoiar as escolas, pretendemos sensibilizar os alunos do ensino básico para a importância do património secular da Azulejaria Portuguesa”.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira volta ao ‘Jornal das 8’ para falar sobre novo livro