É provável que já tenhas dado pela falta do cinema que passava na SIC ou na TVI nas tardes de domingo. A substituição dos filmes por talk shows tem valido muito dinheiro aos canais portugueses. Para isso bastou apostarem nas chamadas telefónicas e nas mensagens de valor acrescentado.

Os telefonemas de 0,60 cêntimos + IVA são presença certa nos programas de domingo à tarde como Portugal Em Festa, da SIC, e Somos Portugal, da TVI. Mas não são só estes os programas que lucram com estes passatempos. Os talk shows Querida Júlia, Você na TV, Boa Tarde e A Tarde é Sua também são exemplos diários deste mercado com chamadas inseridas em jogos e questionários.

Para além dos passatempos, também as chamadas para o público votar para expulsar ou manter concorrentes, como na Casa dos Segredos ou no Factor X, são fonte de lucro para as estações de televisão portuguesas.

Segundo o Correio da Manhã, esta aposta conferiu à SIC um valor de 23 milhões de euros entre janeiro e setembro de 2013, enquanto a TVI conseguiu alcançar os 34,2 milhões. Assim ambas as estações televisivas tiveram um crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior, onde tinham alcançado os 12,6 e os 21,1 milhões, respetivamente.

Dados que revelam que as chamadas telefónicas de valor acrescentado estão a tornar-se uma das principais fontes de lucro dos canais portugueses.