O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
piano

Dois museus portugueses em destaque no El País

Na seleção dos 10 museus que melhor documentam os principais descobrimentos feitos ao longo da história, feita pelo El País, estão incluídos o Museu da Sociedade de Geografia e o Museu de Marinha, ambos em Lisboa.

Sobre as escolhas do museu para o Top10, o jornal espanhol, referindo-se à Sociedade de Geografia destaca o “magnífico edifício”, situado no coração da capital portuguesa, que “nos transporta para uma outra época”, para os tempos áureos portugueses. O museu, que ocupa o sexto lugar lista, tem uma sala com mais de 50 metros de comprimento, que acolhem as principais coleções, foi fundado no final do século XIX e tem como principal interesse e referência as esculturas de Cabo Verde, as cerâmicas de Timor Leste, os móveis de Macau e os instrumentos musicais da Guiné, peças raras e relevantes para a escolha deste museu pelo El País.

Para o sétimo lugar, o jornal escolheu o Museu de Marinha que faz uma retrospetiva da Era dos Descobrimentos. O El País destaca o altar de madeira de Vasco da Gama, os “aposentos privados e refinados” do iate Real Amélia e as barcaças neovikings de 1780.O museu remonta a 1863 quando,por ordem de D. Luís, foi decretada a constituição de uma coleção de testemunhos relacionados com os descobrimentos marítimos. O museu possui ainda uma vasta colecção de armas e fardamentos, instrumentos de navegação e cartas marítimas e ainda um centro de documentação com 14.500 obras, um arquivo de imagem, que reúne, aproximadamente, 120 mil imagens, e um arquivo de desenhos e planos com mais de 1.500 documentos de navios portugueses antigos.

Museus como o da Sociedade do National Geography, nos Estados Unidos, o Real Museu da Sociedade de Geografia, em Londres e o Tropenmuseum, em Amesterdão e que ficou em primeiro lugar, são alguns dos referidos no Top 10 do jornal.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.