Factor X: “Apoiar é que está a dar”

Numa gala marcada pela homenagem a Eusébio, em que que os concorrentes interpretaram o tema We Are The Champions, dos Queen, as claques estiveram ao rubro e não pararam de apoiar os seus favoritos ao longo do espetáculo.

A presença das claques, não só para os concorrentes, como para o próprio formato do programa, é fundamental. Constituídas por familiares e amigos próximos, elas animam o programa do início ao fim, manifestando o seu favoritismo pelos que destinam a apoiar. Situadas do lado esquerdo do palco, espaço reservado inteiramente para si, para onde se direcionam a maior parte das câmaras que acompanham o espectáculo, as claques demonstram muita energia e boa disposição não só para com o concorrente que apoiam, como para com todos os outros, que merecem ser respeitados. A rivalidade de claques é algo que não é visível nas galas do Factor X.

factor x (10)

Há claques de todos os géneros: umas que trazem camisolas fluorescentes ou luminosas com imagens e o nome dos concorrentes, outras que se dedicam à pintura e à colagem e acabam por construir cartazes cheios de cor e com letras grossas, de modo a serem visíveis em qualquer parte do estúdio. O que interessa é a sua presença, mostrar aos concorrentes que não estão sozinhos nesta jornada e que, embora possam ser expulsos do Factor X, o seu talento será sempre reconhecido.

factor x (11)

Do lado direito do palco está o público geral que, apesar de não fazer parte das claques, também marca lugar na gala para apoiar o seu favorito. É o caso de Matilde e das suas amigas que, ao longo do programa, gritaram e elogiaram em coro a prestação de quem subia ao palco. “Os meus preferidos são os Aurora, é por eles que eu torço. São giros e cantam bem. Porém, também gosto muito do D8. Tem garra!”, revelou Matilde.

Não foi só Matilde e as amigas que intervieram no programa: ao longo do mesmo, várias pessoas gritavam mensagens de apoio, mesmo quando os júris se pronunciavam sobre as atuações. Quando D8 acabou de interpretar o tema Vagalumes, dos Pollo, proveniente da plateia ouviu-se um “és lindo!”, ao que o concorrente respondeu “tu também!”.

factor x (4)

Vindas de todas as partes do país, incluindo os arquipélagos, como é o caso da claque de Mariana Rocha, que viaja dos Açores para a estação de Paço de Arcos, elas não perdem uma gala. Apesar de Betão – o animador do programa por trás das câmaras – trabalhar constantemente para despertar o seu entusiasmo, elas, por si só, já fazem a festa.

Fotografias: André Cardoso

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Festival da Canção
Festival da Canção 2021. Estas foram as reações à segunda semifinal