O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
mostra hong kong

O Cinema de Hong Kong está de volta a Portugal

Já vai na quinta edição e, pela primeira vez, passará não só por Lisboa, mas também pelo Porto: a Mostra de Cinema de Hong Kong vai trazer a Portugal uma variedade de filmes de Hong Kong lançados em 2012 e 2013.

Concretizando o desejo de muitos cinéfilos, esta Mostra, que traz as maiores novidades do Cinema produzido nessa Região Administrativa Especial da China, vai passar pela primeira vez no Porto. Mas primeiro, serão os espectadores lisboetas a receber o evento, e poderão visionar oito filmes já em janeiro, entre os dias 22 e 26. Todas as sessões serão apresentadas no Cinema City Classic Alvalade, com duas fitas a serem exibidas em cada dia da Mostra. Depois, de 19 a 21 de Fevereiro, três dos filmes da Mostra chegam ao Porto, onde serão projetados no Cinema Passos Manuel, ao ritmo de uma sessão por dia.

A programação desta quinta edição da Mostra de Cinema de Hong Kong é muito variada e promete agradar a todos os gostos cinéfilos. Segundo a organização, este ano a seleção escolhida “mistura épicos históricos, dramas pessoais mas também familiares, um policial à Hong Kong, onde nem todos os polícias são bons e nem todos os bandidos são maus e um filme de terror que vai agradar os fãs do horror asiático, sem necessariamente assustá-los de morte, especialmente porque um dos realizadores é Fruit Chan“.

A Mostra apresentará projetos de vários conceituados realizadores de Hong Kong (na sua maioria de 2012), onde se incluem, para além de Chan (que assina Tales From the Dark, juntamente com Simon Yam e Lee Chi-Ngai), nomes como Jing Wong (que aqui será apresentado por um dos filmes mais esperados da MostraThe Last Tycoon), Vincent Chui (um dos poucos realizadores independentes de Hong Kong) e Adam Wong (representado nesta seleção pelo filme The Way We Dance).

O evento é, como sempre, promovido pela Zero em Comportamento em parceria com o Hong Kong Economic and Trade Office de Bruxelas. A estreia da Mostra no Porto conta com o apoio da associação Milímetro. e os filmes foram selecionados pela Hong Kong Film Society, uma organização que não tem fins lucrativos e que se dedica à descoberta e à divulgação do Cinema de Hong Kong e que organiza o Hong Kong International Film Festival.