O momento protagonizado por Garret McNamara é um dos acontecimentos que está no top de eventos de 2013 do jornal The Guardian. O surfista navegou por uma onda de 30 metros na Praia do Norte, na Nazaré, a 28 de janeiro.

Este evento aparece mencionado ao lado de outros acontecimentos marcantes tais como a acusação de espionagem de Edward Snowden, o nascimento do príncipe George de Inglaterra, a saída de Alex Ferguson do Manchester United, entre outros. Poderás ver o momento memorável no vídeo em baixo.

http://youtu.be/dyBzYCEyUlE

A valentia do desportista não só concedeu popularidade mundial à praia onde tudo aconteceu, mas também levou a que a vila sofresse um aumento de procura turística. Este evento gerou lucros na economia local da Nazaré: Miguel Sousinha, presidente da empresa municipal Nazaré Qualifica, em declarações à Agência Lusa refere que houve “uma maior ocupação das unidades hoteleiras e mais clientes nos restaurantes”.

McNamara chegou inclusive a relembrar a sua experiência ao The Guardian: “Era manhã cedo quando seguimos para a praia. Senti-me como se estivesse a conduzir uma orquestra – havia uma equipa de segurança e uma ambulância na praia e na água três ‘jet-skis’ que nos permitiram ultrapassar uma série de obstáculos, como cordas e sacos de plástico, até chegarmos ao ponto ideal”.

O norte-americano além de admitir que planeava esta proeza há dois anos refere também o seu amor pela pequena vila, na qual chegou inclusiva a abrir uma loja dedicada à venda de materiais para a prática de surf a 8 de julho do ano passado. “Se visitarem a Nazaré em dezembro ou janeiro, é certo que verão algo enorme” refere o surfista deixando uma certeza em jeito de conclusão.

surfshop

Podes clicar AQUI para aceder à página oficial de Facebook de Garrett McNamaraAQUI para conheceres a loja McNamara’s Surf Shop & Gallery.