Os quartos alugados por Jimi Hendrix, em Londres, na segunda metade dos anos sessenta, vão ser transformados num museu permanente.

Até agora, a única ligação do prédio do século XVIII a Hendrix, onde viveu e morreu o também músico e compositor Georg Friedrich Händel, era apenas assinalada com uma placa colocada no exterior do edifício, construído em 1721 e ocupado desde 2001 pelo Händel House Museum.

O investimento, no valor de 1,2 milhões de libras (cerca de 1,4 milhões de euros), será feito pela Heritage Lottery Fund, instituição que gere parte dos lucros dos jogos de azar ingleses. A recuperação dos quartos, irá ser feita de modo a voltar a ficar com o aspecto que tinham em 1968, quando o músico os partilhava com a sua namorada Kathy Etchingham.

A instituição, que já detém o n.º 23 da Brook Street para a a casa-museu, comprou também o n.º 25, onde morou Hendrix, e usa-o como espaço de exposições e zona administrativa. Os quartos alugados pelo músico de Hey Joe estão desprovidos de qualquer lembrança de Hendrix e funcionam como escritórios do museu. Contudo, os fãs do guitarrista eram geralmente autorizados a espreitar o espaço que, em 2010, quando se assinalaram os 40 anos da morte de Hendrix, acolheu mesmo uma exposição comemorativa, que obrigou os funcionários do museu a espalhar as suas secretárias pelos corredores.

A verba que a Heritage Lottery Fund se propõe a gastar já prevê a necessidade de se encontrar um espaço alternativo para os escritórios do Händel House Museum. Wesley Kerr, presidente do comité londrino do Heritage Lottery Fund, declarou ao The Guardian que “a casa-museu de Handel é um dos locais mais evocativos e especiais em Londres. Visitar a casa lindamente restaurada onde um dos maiores compositores da história viveu e inventou alguma da melhor música alguma vez escrita, é por si só pura alegria.” Em relação a Hendrix e à marca histórica musical que o HLF vai criar disse que “fará com que seja possível que os visitantes do mesmo espaço possam ver  onde Jimi Hendrix, outro músico extraordinário de uma era mais recente, encontrou inspiração e felicidade, transcendendo as fronteiras musicais do rock and roll.”

Jimi Hendrix, um dos maiores guitarristas de toda a história da música, nasceu em Seattle, Washington, e começou a tocar guitarra aos 15 anos. Tentou ganhar a vida tocando com várias bandas e músicos, incluindo os Isley Brothers, Curtis Knights and the Squires e Little Richard.

600pxBlue_plaque_Hendrix