1472093_628040197262285_399395751_n

Fotografias com cheiro em exposição portuguesa

Nelson Vaz, fotógrafo de nacionalidade portuguesa, expôs um total de 31 fotografias com cheiro misturando a visão e o olfato, no Hotel Myriad, em Lisboa, para acentuar a sensação de visitar um local qualquer do mundo através de um registo imagético.

Com o objetivo de “transportar o visitante para dentro da fotografia”, Nelson contou com a ajuda do perfumista Olivier Paget, responsável pelas fragrâncias associadas a cada uma das imagens em exposição.

Em declarações à RTP o fotógrafo diz que “cada um dos aromas foi criado numa tentativa de agregar, numa só fragrância, um conjunto de cheiros que compusessem a respetiva foto. Em vez de focar um elemento fundamental ou característico da paisagem, o pretendido era harmonizar as suas diferentes componentes”.

A exposição dá pelo nome de Above & Beyond Senses e lança perguntas como “afinal, a que cheira um glaciar na Argentina ou uma montanha na Patagónia?”, ao que os visitantes teriam de responder experienciando visualmente e olfativamente a fotografia.

A galeria inovadora do engenheiro aeronáutico de profissão, Nelson Vaz, deu lugar a diferentes reações perante cada uma das 31 fotografias.

Perante uma foto de uma praia no Brasil, uma admiradora disse ter sentido que o aroma não se resume a “um cheiro básico de maresia ou de peixe, mas sim um cheiro mais rebuscado que puxa as nossas memórias e as nossas lembranças”.

Cheiros comuns mas que nos transportam definitivamente para a natureza dos locais representados nos registos fotográficos figuraram no reportório enumerado pelos visitantes. Cheiro à madeira dos bungalows onde os residentes ficam alojados em Bora-Bora e cheiros a “África” ou “terra com chuva” foram referenciados.

Para saber mais sobre esta exposição inédita que teve lugar em Lisboa, no Hotel Myriad, basta aceder ao site oficial do fotógrafo português aqui.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Personagem negra de ‘Os Simpsons’ já não terá a voz de ator branco