Podia dizer que a televisão portuguesa é uma constante surpresa. E até o pode ser pontualmente, mas podemos afirmar todos em uníssono que os canais generalistas portugueses vão apostando em formatos semelhantes. Recicla aqui, reinventa ali, cola ou corta acolá. A televisão do século XXI é assim mesmo: entregar o mesmo mas com um embrulho diferente. 

RTP1: comida, vozes e vinho

rtp

Chefs’ Academy tem cumprido o seu objetivo: entretenimento light, com qualidade e até educativo, sendo um belo programa para quem é um zero à esquerda com os tachos. Catarina Furtado cumpre o seu papel como ninguém, os concorrentes são interessantes e os chefes são competentes (felizmente sabem que estão a fazer televisão). Agora a RTP prepara-se para lançar uma versão com crianças. Esta parece ser uma tendência para 2014: programas onde as estrelas são os mais pequenos. Que origina bons resultados audimetricos, isso já sabemos. Mas há uma linha que separa a tendência da saturação. Cuidado.

Ainda na RTP e com Catarina Furtado a apresentar vamos ter (surprise surprise) uma segunda edição de A Voz de Portugal. Se estás interessado em inscrever-te já podes ligar o 760 100 123. A primeira edição contou com Mia Rose, Rui Reininho, Paulo Gonzo e os Anjos como mentores. Dennis Filipe foi o vencedor.

2014 promete ainda um programa sobre vinhos com Sónia Araújo e o jornalista Luís Baila, uma dupla diferente para um programa que faz todo o sentido estar no canal público. Malato e Marta Leite de Castro voltam ao Portugal no Coração depois de um começo a meio gás em setembro e interrompido pela doença do apresentador e a gravidez da apresentadora.

sicSIC: contratação do ano

Carnaxide volta a atacar: depois de Júlia Pinheiro e Gabriela Sobral em 2011, a SIC volta às grandes contratações no entretenimento: João Paulo Rodrigues passa subtilmente dos sábados à tarde da TVI para as manhãs da Querida Júlia. Uma clara aposta no humor para combater as duas melhores duplas da televisão portuguesa: Tânia Ribas de Oliveira & João Baião e Manuel Luís Goucha & Cristina Ferreira.

Dentro das opções do canal, esta parece-me a mais inteligente dado o público das manhãs generalistas. Se João Paulo Rodrigues não se limitar a ser um co-apresentador, prevejo uma melhoria do tempo para Carnaxide. As mudanças vão começar a notar-se em fevereiro: altura em que a nova contratação e a nova produção (parceria entre a Fremantle e a SP Televisão) entram em ação.

Para esse fenómeno audimétrico contribuirá a segunda temporada de Vale Tudo. Depois do desastre que a apresentação de Factor X esta a ser, Manzarra tem aqui a oportunidade de brilhar outra vez, principalmente no que toca às audiências. A primeira temporada do game show foi interessante. Espero que assim continue.

TVI: uma estrela em ascensão

20_logo_tviQueluz de Baixo não podia estar mais forte: estreias atrás de estreias, seja para o horário nobre de domingo seja para o de sábado. Desafio Final começa este domingo e termina no fim de janeiro, mas já tem sucessor: A Tua Cara Não Me É Estranha em versão petit. Em vez de caras famosas, o programa que junta a imbatível dupla, Goucha e Cristina, vai apostar em crianças, a fazer lembrar Uma Canção Para Ti. Mas a dupla também se vai separar: as previsões apontam que Manuel Luís traz o programa culinário estreado na RTP1, Masterchef, para a TVI em abril do próximo ano. Já a Deliciosa Cristina deverá voltar a apresentar Dança com as Estrelas, o programa que a lançou a solo, no próximo verão para uma segunda edição.

Com a saída de João Paulo Rodrigues, o futuro de Não Há Bela Sem João e de Mariza Cruz continua indefinido. Cada vez mais certa é a estreia de Rising Star, o programa-sucesso de Israel, que pretende pôr a decisão na mão do público. O talent-show deverá estar no ar após o fim de A Tua Cara Não Me É Estranha 4. Tal como deseja Teresa Guilherme, a quinta edição de Secret Story – Casa dos Segredos será mais uma vez aposta na rentreé em setembro de 2014.

No que toca à ficção nacional, Luís Cunha Velho, diretor-geral da estação, já afirmou que pretende voltar ao esquema de três novelas em prime-time. Por definir está o futuro do slot das 19h-20h que atualmente está entregue a I Love It. O horário nobre está definido: depois de Destinos Cruzados terminar, a TVI aposta em O Beijo do Escorpião, com Sara Matos e Dalila Carmo nos principais papéis. Na calha está mais uma novela importada, desta vez da Colombia – El Ultimo Matrimonio Feliz.