Quer sejas apaixonado por gadgets, um techie ou simplesmente gostes de estar informado, passamos em revista o ano de 2013 e damos-te uma lista com as principais tecnologias que darão que falar no ano de 2014.

PS: esta lista não segue nenhuma ordem em particular contudo, se quiseres usa a caixa de comentários para nos dizer qual a tua ordem de preferência

iPad Mini Retina/Air

Se é verdade que o iPad Mini já estava à venda no final do ano passado, este ano a Apple decidiu fazer um upgrade no modelo e dar-lhe um ecrã Retina, tornando este tablet no gadget perfeito para quem gosta de ter tudo o que mais necessita mesmo à mão, ou melhor, à distância de um bolso do casaco. Já em 2013 a marca lançou o iPad Air que, assim como o tinha feito em 2008 com o Macbook Air, apostou num conceito extremamente portátil e leve – conceito também conhecido por “ thinnovation”, criando um dos tablets mais leves e eficazes do mercado.

Chromecast

Se cada vez mais consumimos vídeos de gatinhos, de quedas aparatosas e ainda de danças ou cantorias mais ou menos habilidosas enquanto a pessoa ao nosso lado no autocarro (comboio, metro ou barco) nos espreita por cima do ombro e tenta assistir também ao que se passa no ecrã do nosso tablet ou smartphone, também é verdade que quando chegamos a casa e temos a nossa televisão (que em polegadas foi equivalente ao investimento), queremos continuar a ver o nosso conteúdo favorito (“awww, aquele video de gatinhos!”, não há julgamentos aqui!). A Google lançou este ano a solução para essa questão, com o Chromecast. O dispositivo, que é ligado a uma entrada HDMI da televisão, faz uma ligação sem fios entre o teu dispositivo mobile e a tua televisão. Será este o fim dos pacotes de televisão por cabo?

Revolv

Ainda te lembras quando há poucos anos havia notícias em destaque nos telejornais sobre as casas do futuro? Aquelas casas onde era tudo automatizado e controlado por computador? Podes esquecer isso! O futuro está, literalmente, nas tuas mãos. Agora vais poder usar o Revolv para controlar toda a tua casa, desde o sistema de som à lareira eléctrica. A lista de produtos ainda é modesta, mas o futuro promete! A grande inovação que este produto traz é juntar num único HUB todos os dispositivos que antes tinham sistemas próprios e aplicações próprias, tornando pouco prática a sua utilização a longo prazo.

Galaxy Note III + Gear

Já todos (ou quase!) conhecemos as sapatilhas e meias inteligentes e aquelas t-shirts com impressões que são activadas e animadas pelo som que as rodeia, mas em 2013 a Samsung trouxe um upgrade ao mundo da wearable tech com o lançamento do Galaxy Note III, um fantástico e poderoso smartphone, e especialmente do seu “acessório”: o Galaxy Gear. Pode parecer um simples relógio, ou mesmo um capricho, mas como muitos dos sites da especialidade têm vindo a apontar, a tecnologia que usas de forma natural, que faz parte do teu vestuário, veio para ficar! Este pequeno aparelho vai acabar com a chatice de andares sempre a tirar o smartphone/telemóvel do bolso (o que vai também reduzir o número de quedas e, assim, as lágrimas posteriores!), depois da capa e só depois atenderes a chamada, tomares aquela nota mesmo importante, gravares um lembrete ou mesmo de tirares uma fotografia muito rápida daquele carro clássico que sempre admiraste. É isso mesmo! Através da sua ligação permanente com o Galaxy Note, o Gear permite que concretizes um dos teus sonhos de criança e uses o teu relógio para ligar e dizeres “copy that!”. Bom, pelo menos das primeiras vezes, depois disso és capaz de começar a irritar os teus amigos!

4K aka Ultra High Definition

Gostas de te sentar no sofá ao fim-de-semana e ver um bom filme com uma taça de pipocas no colo? Pois então, prepara-te para todo um novo mundo de qualidade visual nessas tardes preguiçosas de domingo. O 4k ou Ultra High Definition é o novo standart que tem vindo a ser implementado pela indústria cinematográfica na captação visual. O Galaxy Note III  já consegue captar video nesta resolução e ainda algumas das televisões que, apesar de ainda terem o seu quê de elevado no preço, já começam a ser mais acessíveis. A LG, por exemplo, criou esta partida para uns candidatos a empregados para publicitar o realismo das suas televisões Ultra HD:

Google Glass

Todos ainda nos rimos e assustamos com aquela pessoa engravatada que passa na rua a berrar com alguém, que pensas ser tu mesma/o, até que essa pessoa vira a cara e percebes que ela está a usar um auricular bluetooth e continuas na tua vida. Prepara-te então para que no futuro próximo te possas assustar ainda mais com uma qualquer pessoa a passar na rua e a dizer “OK Google, diz-me onde comprar sushi!”. É verdade, o futuro da pesquisa está na linguagem natural – a Google sabe disso e para liderar tem feito grandes alterações no seu algoritmo de pesquisa. Assim, e apesar de toda a evolução que ainda se espera neste novo campo da pesquisa e da interacção com a informação, é expectável num futuro próximo virmos a alterar os nossos hábitos com os dispositivos, onde em vez de “teclar” a sua mensagem, podemos simplesmente ditá-la ao Google Glass, entre muitas outras funções e tarefas. Nota: Actualmente o projecto ainda só está aberto a programadores e alguns testers, mas espera-se que entre em venda ao público em geral no princípio de 2014, pelo que podes já inscrever-te na lista de espera.

Conclusões

É verdade que este ano houve muitíssimos outros projectos de interesse que aqui acabaram por não aparecer, mas como o que é demais enjoa, deixamos contigo a possibilidade de nos dizeres quais são os teus gadgets e tecnologias preferidas, aqueles que sonhas vir a ter e aqueles que já não dispensas. Basta ires à secção de comentários e apresentares as que não foram aqui referidas!

Texto por: Tiago Alves Silva