oscar-2014

Já são conhecidos os nove finalistas ao Oscar de Filme Estrangeiro

A Academia de Arte e Ciências Cinematográficas revelou a lista dos pré-nomeados ao Oscar de melhor filme estrangeiro, uma das categorias mais importantes da cerimónia que ocorrerá a 2 de março de 2014, em Los Angeles.

Os nove filmes que ainda disputam uma nomeação no lote de 5 lugares disponíveis são: The Broken Circle Breakdown (Bélgica), An Episode in the Life of an Iron Picker (Bósnia e Herzegovina), The Missing Picture (Camboja), A Caça (Dinamarca), Two Lives (Alemanha), O Grande Mestre (Hong-Kong), La Grande Bellezza (Itália), Omar (Palestina). Os cinco nomeados são conhecidos a 16 de janeiro.

O Passado, de Asghar Farhadi e A Vida de Adèle, de Abdellatif Kechiche, são as maiores ausências neste lote de pré-nomeados, tanto o filme iraniano como o filme francês estão ambos nomeados para muitas outras premiações do género nos Estados Unidos e estão, também, a conquistar a crítica desse mesmo país. No entanto, no caso da Palma de Ouro muito se deve ao facto de ser um filme ilegível a esta edição dos Oscars, A Vida de Adèle estreia demasiado tarde nos Estados Unidos para garantir a nomeação a esta 86ª edição da cerimónia.

Uma vez mais o candidato português, este ano seria As Linhas de Wellington, de Valeria Sarmiento, não vai marcar presença na cerimónia dos Oscars, já que não consta na lista dos nove pré-nomeados. O cinema português ainda continua a deter o recorde de mais tentativas sem nomeação. Foram submetidos, desde 1980, 30 filmes portugueses, nenhum deles conseguiu a nomeação desejada.

 

Mais Artigos
O Preço Certo
Audiências. Mais de um milhão viram ‘O Preço Certo’ em dia de temporal