A 17 junho de 2013 , por iniciativa da Fundação Mimi e em colaboração com a Leo Burnett França, 20 pacientes com cancro participaram numa experiência única. Foram convidados para se deslocaram a um estúdio para sofrerem uma completa “makeover” com maquilhagem e penteados novos. O resultado foi tão fantástico como comovente.

Sem serem capazes de se verem, o seu aspeto foi completamente virado de “pernas para o ar”. Em seguida aconteceria o momento tão aguardado: uma fotografia imortalizou o momento em que abriram os olhos para descobrir o  novo visual. Passando por este livro és surpreendido pelo riso, assim como os pacientes o foram.

O projeto foi realizado em duas etapas em que a  primeira teve lugar em Bruxelas, em junho, onde a Fundação Mimi e Leo Burnett reuniu o fotógrafo Vincent Dixon e o diretor Coban Beutelstetter. Um tinha a missão de capturar imediatamente o segundo, quando essas pessoas se vissem logo após a transformação, enquanto o outro tinha de filmar todos os momentos de sua experiência.

A segunda etapa do projeto era organizar uma exposição fotográfica para as famílias dos pacientes a 7 de novembro de 2013. A ideia era revelar, pela primeira vez, todas as fotografias tiradas por Vincent Dixon. No espaço temporal de um segundo, rostos sorridentes foram vistos por toda a sala. Naquele exato momento, o cancro não existia para os membros da família também.

Em baixo deixamos-te uma galeria de fotos com alguns dos exemplos resultantes da sessão fotográfica. Contudo, se quiseres ver o vídeo completo basta clicares aqui.