EF

Equipa do Espalha-Factos jogou ao amigo oculto

Não há dia de Natal e noite de Consoada se não houver troca de prendas. A equipa do Espalha-Factos não ficou indiferente a esta tradição e decidiu dar presentes a caras bem conhecidas do público, através do bem conhecido esquema do amigo oculto.

Percorre o artigo e vê quais foram as figuras da televisão, cinema ou música que calharam aos membros da equipa e o que é que estes decidiram oferecer-lhes.

1712013183710Rui Alves de SousaBruno Nogueira e Gonçalo Waddington

A minha prenda vai para o Bruno Nogueira e para o Gonçalo Waddington. Quero oferecer-lhes pura e simplesmente dois bilhetes de avião para os EUA, mas só de ida. E porquê? Porque com a brilhante ODISSEIA, escrita e protagonizada pelos próprios, vieram comprovar aquilo que eu já suspeitava há algum tempo. Com o talento que eles têm para inventar e reinventar a sua própria criatividade, eles não podem desperdiçá-la num país como Portugal, onde muito se despreza quem se arrisca a fazer algo de novo, como essa dita série televisiva. Só nos EUA, onde se está a perceber o que se pode cozinhar com as potencialidades criativas da televisão, é que eles poderiam ter toda a liberdade que necessitam para alterarem toda a cultura pop

georgerrmartin-39722Rita MendesGeorge R. R. Martin

A George R.R. Martin, o famoso escritor de Game of Thrones, ofereço um DVD do filme Um Guia para um Final Feliz. É de conhecimento público a visão desencantada que tem da vida: os vilões ganham sempre, os heróis acabam com a cabeça pendurada na mão de um rei tresloucado qualquer e o “foram felizes para sempre” deve ter ficado bem enterrado ao pé de Rob Stark e da sua bonita mulher enfermeira. Um filmezinho em que até os loucos têm direito a amar e a usufruir da vida poderia ser uma boa primeira inspiração, para que alguém de Game of Thrones chegue ao fim da história vivo e feliz.

transferirPedro Miguel CoelhoFátima Lopes

À apresentadora Fátima Lopes, uma lista telefónica. Saiu da SIC porque queria destaque e coisas novas, e o mais inovador que a TVI conseguiu dar à sua carreira foi um Somos Portugal. Pôr-se em bicos de pés não chega, e dá cãibras nos gémeos. Pode ser que em cima de uma lista telefónica, daquelas antigas e farfalhudas, consiga estar à altura daquilo que um dia já foi. De Nossa Senhora das Manhãs a Anjo Caído no meio das tardes.

the_great_gatsby_trailerBernardo CarreirasLeonardo DiCaprio

Este Natal vou dar uma prenda ao Leonardo DiCaprio. Uma vez que este ator se tem portado muito bem nos últimos filmes que tem feito, o melhor presente natalício para ele será um Oscar da Academia, há tanto tempo já desejado e merecido. O Leo parece ser o rapaz que o Pai Natal se esqueceu, mas este ano será certamente diferente e terá o seu presente à espera debaixo da árvore de Natal.

Tiago VarzimMiley Cyrus (I)

miley martelo

Inovar é começar um videoclip a chorar e acabar a lamber um martelo. A simbologia está lá para quem a quiser ver. Este Natal ofereço um martelo a Miley Cyrus para que a ausência de Liam Hemsworth não a pare nesta quadra natalícia. Ninguém quer deixar de ver a Hannah Montana a masturbar-se, por isso – para bem da sanidade de Cyrus – nada melhor que um martelo para que a cantora destrua a árvore de natal. Enquanto os duendes vão a baixo, nós ficámos à espera – de barriga cheia – do novo vídeo educativo. We adore you, Slutty Santa. (A cereja em cima do bolo era acompanhar o texto com este vídeo: http://instagram.com/p/iM6fgMQzIG/).

Joaquim Pedro SantosMiley Cyrus (II)

Um conjunto bonitinho da Zara é o que vou oferecer à Miley Cyrus. O Inverno está agora a começar e não queremos que a rapariga se constipe (tendo em conta as roupas, ou a falta delas, que a cantora anda a usar). Portanto, o melhor é começar já a pensar: umas calças, uma camisola (deixo-a escolher a cor) e um gorro.

Nigella LawsonJoel PaisNigella Lawson

A minha prenda vai para a cozinheira mais conhecida do mundo: Nigella Lawson. Depois de gravações constantes para o seu programa de televisão, e com publicações de livros pelo meio, ainda veio a ver-se envolvida num processo de divórcio litigioso com declarações graves da parte do ex-marido, que mais tarde vieram a ser desmentidas pelo próprio. Agora que a “tempestade” passou, quero dar-lhe Tempo. Tempo para relaxar, descansar e sobretudo reconstruir uma outra rotina mais saudável. Eu, tal como todos os fãs, irei saber esperar pacientemente por todos aqueles deliciosos snacks a meio da noite e por toda a sua inspiração.

Joaquim Pedro SantosSnoop Dogg e companhiang2764345

Ofereço um voucher para um clínica de reabilitação ao Snoop Dogg, Lion, Snoopzilla, whatever… O Sr. Dogg está claramente a exagerar no consumo de psicotrópicos. Até já fez um dueto com o David Carreira! É preciso interná-lo e já! Temo o pior.

EFGonçalo MarquesEspalha-Factos

Este presente não é só meu, mas de todos os membros desta casa, tanto os atuais como aqueles que já partiram para outras aventuras. O presente é sucesso, criatividade, dinamismo e irreverência, que levem o Espalha-Factos além dos seus limites e a tornar-se uma referência nacional no panorama do entretenimento, da cultura e da arte.