O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
o

Queres celebrar o Natal? Vê os 7 episódios natalícios que o EF sugere!

As férias de Natal são uma altura para estar no sofá, envolto de três cobertores, a ver as nossas séries preferidas. O Espalha-Factos quer facilitar o teu processo de escolha e, por isso, sugere-te 7 episódios que não podes mesmo perder nesta quadra natalícia:

Game Of Thrones: The Rains of Castamere (SO3E09)

Este é o perfeito episódio de auto-ajuda de “como não preparar a sua consoada de Natal”. A consoada é talvez a parte mais importante do Natal, a reunião com os familiares, as trocas de conversa, as piadas e os sorrisos enchem a quadra, para não falar dos presentes e dos doces que vão atacar a dieta de muitos. Por tudo isto, o Espalha-Factos aconselha a que não peça conselhos a Walter Frey para organizar o seu banquete, ele ainda troca o bacalhau por peru envenenado e altera a sua playlist de Mariah Carey, All I Want For Christmas para The National, Rains of Castamere. Toma cuidado, não te fies em conselhos Frey. Os Stark não gostaram de passar a consoada com eles… prometeram que nunca mais.

game of thrones

How I Met Your Mother: Symphony of Illumination (SO7E12)

Quem diz que How I Met Your Mother não faz nada de jeito desde a quarta temporada é porque está a mentir. Na sétima temporada temos um dos melhores episódios de toda a série. É um episódio dedicado a Robin Scherbatsky, ela que toma o lugar de Ted e começa a falar com os seus filhos sobre as peripécias de como tinha conhecido o pai dos mesmos. Mas este episódio de natalício não podia ser mais amargo quando percebemos que ela, na verdade, não pode ter filhos, que aquelas crianças não passavam senão de hologramas da sua imaginação. Por esta altura já estás agarrado aos lenços e lavado em lágrimas, mas, como é natal, tanto o espetador como Robin têm uma bonita surpresa no final do episódio, cheia de luz, emoção e espírito natalício, é um dos momentos mais bonitos de toda a série.

himym

Orange Is The New Black (SO1E13)

Uma lufada de ar fresco: é assim que podemos descrever Orange Is The New Black. Uma história nada recorrente no panorama televisivo que nos alegra e entristece a cada momento.

Na verdade, se não gostas do Natal, este décimo terceiro episódio da primeira temporada de Orange Is The New Black é ideal para ti. Será que Piper, a protagonista, foi sempre um monstro ou foi a prisão que a tornou num? As condições na prisão são extremas, já o sabemos… mas o que será passar um Natal dentro daquelas paredes? O nome do episódio revela tudo: Can’t Fix Crazy.

O episódio começa com as hilariantes audições para a encenação do nascimento de Jesus Cristo. Um momento cómico que contrasta com o fim nada natalício. Larry, noivo de Piper, decide casar com a reclusa enquanto ela está dentro da prisão, mas se a licença parece ser facilmente conseguida, há outros impedimentos: as inseguranças, de ambos os lados, são visíveis. Pelo meio Red perde a sua cozinha, a ex-namorada de Piper corta definitivamente as relações e o polícia expulso da prisão pensa ter encontrado o verdadeiro amor… uma reclusa. E há também um Secret Santa.

Mas o verdadeiro clímax é a luta mental entre Pennsatucky e Piper. Só resta saber quem ganha.

Glee: A Very Glee Christmas (S02E10)

A série Glee sempre teve a tradição de lançar um episódio especial de Natal, com exceção da primeira temporada. Seguiram-se, depois de A Very Glee Christmas (2010) episódios como Extraordinary Merry Christmas (2011); Glee, Actually (2012) e Previously Unaired Christmas (2013). Para quem gosta de músicas bem animadas de Natal irá encontrar nestes episódios uma oferta muito diversa e rica. No caso do episódio de 2010, encontramos a inocente Brittany (Heather Morris) em risco de descobrir que o Pai Natal não existe. Caberá a Artie (Kevin McHale) fazer de tudo para impedir que a personagem perca essa importante parte de inocência. Já Sue (Jane Lynch) estará ocupada a manipular o jogo do amigo oculto entre os professores, de forma a ficar com todas as prendas.

watch-glee-season-2-episode-10-a-very-glee-christmas

Grey’s Anatomy: Grandma Got Run Over By a Reindeer (SO2E12)

É Natal em Seattle Grace, mas não é por isso que o drama desaparece. Num episódio onde as diferentes religiões resultam em diferentes visões médicas, a família é tema de destaque. “Expertises think people are less inclined to off themselves when surrounded by family. Ironically that same family togetherness is thought to be the reason that depression rates actually do spike at the holidays”. Que os problemas familiares nesta série são o mais comum, já todos os seguidores sabem. Mas desta vez o que sobressai é mesmo a importância de cada um criar a família que melhor lhe faz.

Um médico em risco de deixar de exercer por reprovar num exame, um paciente que recusa um transplante fundamental para sobreviver e uma úlcera provocada pela própria família, todos os problemas fazem sobressair o espírito de apoio e entreajuda na família do hospital de Seattle. Afinal, é Natal.

grey's anatomy

Friends: The One With The Holiday Armadillo (SO7E10)

Ao longo das suas dez temporadas, a série Friends sempre dedicou pelo menos um episódio à época festiva de final de dezembro. The One With The Holiday Armadillo foi, seguramente, um dos mais notáveis capítulos alusivos à quadra natalícia.

O enredo central do episódio foca-se sobretudo em Ross e nas suas incessantes tentativas de instruir o filho Ben a respeito do Hanukkah, a festividade judaica celebrada no final de cada ano. No entanto, acabando por se ver incapaz de privar o filho das tradições natalícias, Ross tenta, à última hora, alugar um fato de Pai Natal. Ao perceber que o traje se encontrava esgotado em toda a cidade, decide alugar um disfarce de armadilho, dizendo a Ben que se tratava de um amigo do Pai Natal, representante do Hanukkah: o “Holiday Armadillo”. Porém, a situação acaba por complicar-se quando Chandler e Joey aparecem mascarados, respectivamente, de Pai Natal e Super-Homem.

Também neste episódio, Chandler tenta subornar o empregado de um restaurante de luxo, com o intuito de conseguir uma mesa para si e para Monica, revelando, contudo, muito pouco jeito para a coisa. Ainda neste capítulo de Natal, com as obras na casa de Phoebe finalizadas, a autora de Smelly Cat receia que Rachel não queira voltar a ir morar com ela, por se estar a divertir tanto na casa de Joey. Como solução para o problema, Phoebe decide oferecer ao amigo uma bateria e uma tarântula, para que o ambiente lá por casa fique insuportável. Mas sem grande sucesso…

friends

The O.C: The Best Chrismukkah Ever (SO1E13)

Este episódio convida-te a entrar no espírito do Christmukkah! A nova versão do natal, inventada por Seth, é a junção do natal católico com o hanukkah judeu – a solução perfeita para quem tem descendência católica e judaica e não consegue escolher qual tradição festejar.

No entanto, o espírito do Chrismukkah não consegue afastar todos os dramas típicos de um episódio de The O.C. O romance de Ryan e Marissa fica por um fio quando Marissa deixa de conseguir lidar com a sua depressão, e é presa por roubo. Seth vê-se embrenhado num problema amoroso quando Summer e Anna decidem dar-lhe um “presente muito especial”, para o fazer escolher entre as duas de uma vez por todas.

Um Chrismukkah com alguns percalços mas, apesar de tudo, um Chrismukkah especial e com alguns milagres: o episódio termina com Ryan a pendurar a sua meia de natal na lareira, momento em que fica oficialmente a fazer parte da família dos Cohen.

O episódio não estaria completo sem um último destaque ao excelente acompanhamento musical que faz jus ao espírito natalício com temas de variadas bandas indie, recorrentes na banda sonora da série televisiva.

Artigo redigido por Sofia Pereira, Gonçalo Marques Barbosa, Paulo Pereira, Ricardo Rodrigues, Inês Borges e Tiago Varzim.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.