Christmas_Tableware_Dishes-300x225

À mesa com o Espalha-Factos: dia 3

Como último prato salgado sugerimos o Peru. Este é considerado a ave rainha das festividades, não só no nosso país mas também noutros, como é o caso dos Estados Unidos no dia de Ação de Graças. Relativamente a Portugal saberás, sobretudo se fores do sul, que é uma presença assídua na quadra natalícia.

Peru da Consoada

Ingredientes:
3 kg peru
1 cabeça de alho
1 ch. chá amendoim
1 c. sopa azeite
150g bacon
1 cebola
6 cravinho (cravo-da-índia)
rodelas de limão
70g manteiga
60g pão ralado
200g peru
12 pimenta preta em grão
200g carne de porco picada
150g queijo
50g de sultanas e corintos
1 ramo de tomilho
q.b. sal e pimenta

Preparação: 1 dia
Confeção: 3h
Receita para: 8 pessoas

No dia anterior prepara o peru inteiro: limpa-o de penas e miúdos e lava-o muito bem. A seguir coloca-o num recipiente com água abundante e junta bastantes rodelas de limões, 1 cabeça de alho esmagada, 6 cravinhos-da-índia, uma mão cheia de sal grosso e a pimenta preta. Cobre e deixa-o marinar no frigorífico de um dia para o outro.

No dia seguinte pica muito bem a cebola, os 2 dentes de alho, o bacon, o tomilho e os amendoins. Faz uma refogado em azeite com todos eles até alourar. Retira do lume e acrescenta a carne de porco, o tomilho e o queijo todos eles picados. Depois os amendoins, o pão ralado e as raspas de limão, e mexe constantemente até que se torne uma mistura mais ou menos homogénea.

Recheia o peru com este preparado e coze a entrada do peru com agulha e fio culinário. Coloca a ave num tabuleiro e leva-a ao forno, mas antes, pincela com manteiga derretida para que a pele fique mais dourada e suculenta.

Leva ao forno a assar durante 3 horas, a 180º para que asse lentamente. Dessa forma não ficará cru no interior.

Depois só tens de o servir acompanhado das sultanas e corintos para dar aquele toque doce.