Ontem, mais uma grande personalidade deixou este mundo. Nelson Mandela, rebelde político, presidente da África do Sul e o mais poderoso símbolo na luta contra o regime do Apartheid, será no entanto relembrado e imortalizado. A equipa do Espalha-Factos mostra aqui os filmes que contribuirão para manter a chama da memória de Madiba acesa.

1 – À Margem da Lei (1996)

Este filme televisivo aborda o verão de 1964 no qual Nelson Mandela foi condenado a prisão perpétua, naquele que foi o julgamento mais famoso da história da África do Sul. Foca os 27 anos de prisão de Mandela. Filmado na África do Sul pelo realizador Joseph Sargent, o filme teve como principais intérpretes Sidney Poitier, que vestiu a pele do Nobel da Paz e Michael Caine, que encarnou Frederik Willem de Klerk, último presidente branco da África do Sul e responsável por transformar o país numa democracia, ao conferir os mesmos direitos civis aos negros.

http://youtu.be/SejrrvlO59k

2 – Mandela: Meu Prisioneiro, Meu Amigo (2007)

Do realizador Bille August e com um elenco onde se destacam Joseph Fiennes, Dennis Haysbert e Diane KrugerMandela: Meu Prisioneiro, Meu Amigo é a história verídica de James Gregory, o guarda prisional racista encarregue de vigiar Mandela. Ao início, o homem perfeito para o trabalho, à medida que priva com Madiba vai questionar o Apartheid e torna-se defensor de uma África do Sul livre e democrática. É um filme extremamente intenso que demonstra a influência do líder sul africano e a sua capacidade de fazer os seus ideais serem ouvidos. Demonstra ainda a possibilidade de modificar mentalidades erradas e a capacidade do ser humano se redimir.

3 – Invictus (2009)

Com um elenco de luxo e pela mão do conceituado Clint Eastwood, chega-nos uma história da triunfante caminhada da seleção da África do Sul no Campeonato do Mundo de râguebi de 1995. Com Morgan Freeman e Matt Damon, esta é uma narrativa que demonstra as motivações que levaram Nelson Mandela e a equipa dos Springboks às vitórias na política e no desporto. Este filme mostra os primeiros momentos de Mandela enquanto presidente da África do Sul e da sua luta contra as réstias que o antigo regime havia deixado no seu país. Esta é uma película baseada numa história verídica, onde, através de uma linguagem universal como o desporto, um presidente conseguiu contribuir para a união e noção de poder de um povo.

4 – Mandela: Longo Caminho para a Liberdade (2013)

Este ano (ou no início do próximo, em Portugal), as salas de cinema podem conhecer a longa-metragem do realizador Justin Chadwick inspirada na biografia do Nobel da Paz. O filme abordará as memórias da infância até ao assumir da liderança política, passando, como é óbvio, pelas lutas, prisão e libertação.

Nelson Mandela e toda a sua obra serão assim sempre imortalizados, sendo o cinema uma arte que, como demonstram os filmes referidos, presta homenagem a este grande líder.