O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Cine Paraíso Lisboa outubro 2012

O mais antigo cinema de Lisboa reabre em 2014

Anteriormente conhecido como Cinema Ideal, Cine Camões, ou Cine-Paraíso, o mais antigo cinema de Lisboa vai de novo abrir portas ao grande público na primavera de 2014 com o nome de Cinema Ideal. Situado na Rua do Loreto, junto ao Largo Camões, o novo Cinema Ideal terá uma programação focada no cinema independente, bem como em festivais e eventos.

A remodelação do espaço estará a cargo da Casa da Imprensa, proprietária do espaço, e da Midas Filmes, responsável pela execução do projeto, que conta com um investimento de cerca de 350.000 euros. Em conferência de imprensa, o produtor e distribuidor Pedro Borges adiantou que o Cinema Ideal será um cinema de bairro, com programação pensada para que as pessoas “possam reganhar o gosto de ir a uma sala de cinema, porque é uma sala de cinema, não apenas porque querem ver um filme”.

O contrato entre a Casa da Imprensa e a Midas Filmes foi estabelecido por um prazo de 10 anos para exploração da sala, a qual terá capacidade para 200 pessoas. A exibição dos filmes será feita em digital e o novo espaço terá novas cadeiras, novo ecrã de projeção, bem como um segundo piso onde funcionará o Salão Ideal, composto por uma cafetaria, livraria, biblioteca e DVDteca de cinema.

A programação deste novo cinema será feita por uma associação cultural, constituída por várias personalidades do cinema nacional, entre elas a atriz Rita Blanco.

O novo Cinema Ideal comemorará ainda os 40 anos da Revolução de Abril e irá colaborar cm festivais de cinema nacionais, como o IndieLisboa, o Panorama e o Curtas Vila do Conde.

Numa altura em que vários cinemas se encontram de porta fechada em Lisboa, a aposta no novo Cinema Ideal trará ao espectador “bons filmes, boas condições para os ver, num espaço confortável que não seja igual aos outros todos. Vamos tentar uma política muito diferenciada, em termos de preços”, afirma Pedro Borges.