Depois de 2001: Odisseia no Espaço, será um dos romances mais populares da História do Cinema a voltar ao grande ecrã: Casablanca é o próximo título a regressar às salas pelas Sessões Clássicas dos Cinemas UCI.

Casablanca é um dos filmes mais amados e referenciados de todos os tempos, e será a próxima aposta das Sessões Clássicas. Depois de uma pausa no verão, o regresso deste ciclo de clássicos aconteceu no passado mês de novembro com a obra de Stanley Kubrick (e que pode ser ainda vista nas salas UCI de Lisboa e de Vila Nova de Gaia). E para este mês está prevista a estreia em cópia digital restaurada do filme realizado por Michael Curtiz e protagonizado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.

Vencedor de 3 Oscares da Academia (para Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado), Casablanca passa-se em plena II Guerra Mundial na cidade que dá nome ao filme. Lá encontramos Rick Blaine (Bogart), proprietário do Rick’s Café, que é o centro das atenções dos habitantes de Casablanca, e onde tudo de bom e de mau acontece. Tudo parecia correr bem a Rick, até que alguns problemas surgem e também um amor do passado, Ilsa Lund (Bergman), que acabam por dar uma volta ao seu caráter e à maneira como lida com a ditadura presente.

Com aquele que é considerado um dos melhores argumentos alguma vez escrito, Casablanca também é um filme muito rico em histórias de bastidores que não param de surpreender os cinéfilos. Desde as atribuladas filmagens às diversas cenas que tiveram de ser escritas sob pressão, passando pelas difíceis experiências de trabalho sentidas pelos atores, o making-of da obra é tão lendário como o seu enredo, as suas personagens e as imortais citações que se tornaram parte da cultura popular.

Esperando atrair novas gerações de admiradores, a cópia digital renovada estreia nos Cinemas UCI de Lisboa e de Vila Nova de Gaia no dia 19 de dezembro.

Vê aqui o trailer do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=h6arup5MoUo