A História Interminável

Uma viagem pela “História Interminável”

“Faz o que quiseres.” É esta a frase que se encontra inscrita no símbolo do poder ilimitado do fantástico mundo de Fantasia, e o lema desta magnífica história, que mistura o mundo real com o da mais pura imaginação. A História Interminável é sem dúvida uma das melhores peças de literatura fantástica que alguma vez tive o prazer de ler.

Escrito por Michael Ende em 1979, o livro começa com a descoberta que o desajeitado Bastian Baltasar Bux faz numa estranha livraria, enquanto foge dos colegas de escola, que tanto gostam de o atormentar. O achado, um curioso livro chamado A História Interminável, intriga o pequeno e este decide levá-lo com ele para a escola e lê-lo na solidão do seu esconderijo no sótão.

É então que somos apresentados com duas narrativas diferentes: por um lado, acompanhamos a história que Bastian lê no misterioso livro, e por outro, temos direito aos seus pensamentos e reações, à medida que vai lendo.

A história dentro da história conta a aventura que o herói Atreiú e o seu especial cavalo Artax fazem por Fantasia, em busca de uma forma de curar a Imperatriz Criança de uma estranha doença que a está a matar. Enquanto isso, uma ameaça expande-se pelo mundo e fá-lo desaparecer aos poucos, sem que nenhuma das criaturas de Fantasia lhe consiga escapar nem fazer frente.

A História Interminável é uma aventura maravilhosa, com personagens originais muito bem retratadas, descrições imaginativas dos mais variados locais e uma belíssima história cheia de perigos que tanto Atreiú como Bastian vão ter de ultrapassar juntos. À medida que lemos o livro, começamo-nos a sentir como ambos os rapazes, partilhando as suas alegrias, tristezas, medos e ousadias. Não tarda para que Bastian se aperceba que o poder da sua imaginação vai fazer mais por aquele mundo do que o que ele alguma vez pensou.

E é exatamente sobre isto que este livro aborda: o ilimitável poder da imaginação. Michael Ende entrega-nos uma história soberba que nos mostra o quão poderosa pode ser a criatividade de uma criança ao ponto de se sentir parte da própria aventura que lê. Na primeira metade do livro, a narrativa alterna entre a aventura de Atreiú por Fantasia e o ponto de vista de Bastian como leitor, interrompendo várias vezes a sua leitura para refletir e descobrirmos um pouco mais sobre ele. Ao longo da história, temos também oportunidade de conhecer mais personagens como a Velha Morla, o Comerrochas ou mesmo o Dragão da Sorte Fuchur, que vão acompanhar ou aconselhar o jovem Atreiú na sua jornada para salvar a Imperatriz Criança.

O sucesso deste livro deu origem a uma adaptação para cinema em 1984 e realizada por Wolfgang Petersen. O filme apenas aborda a primeira metade do livro de Michael Ende, mas consegue representar magnificamente o mundo de Fantasia e a aventura de Atreiú. Para a época, os cenários, efeitos e caracterização das personagens estão muito bem apresentados e fieis à qualidade da história original.

http://www.youtube.com/watch?v=B3DcWtkKeIY

Se gostas de ler e o género fantástico atrai-te, A História Interminável é uma excelente adição à tua coleção. A história vai prender-te tanto como ao pequeno Bastian e vai levar-te a descobrir o quão forte é o poder da imaginação.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
5starz
‘5Starz’. Nova série da RTP foca-se nos trabalhadores de entregas ao domicílio