Estão abertas as inscrições para a plataforma Sangue Novo do Moda Lisboa, um projeto destinado a estudantes de Moda que queiram apresentar a sua visão ao Mundo. Com a próxima edição programada para março, os interessados têm até ao dia 30 de dezembro para se inscreverem.
O Sangue Novo é uma plataforma do Moda Lisboa cujo objectivo é descobrir e promover novos talentos da Moda Portuguesa. Como tal, podem concorrer alunos portugueses no último ano do curso de Moda ou com a formação já terminada, quer cá, quer no estrangeiro. Como candidatura é necessário apresentar um projeto original e exclusivo de uma coleção masculina ou feminina outono-inverno 2014/2015.
Após a seleção de dez candidatos em meados de janeiro, dar-se-à a preparação das coleções, que chegarão à passerelle em março. O Moda Lisboa realizará a promoção da plataforma e dos participantes junto dos media, dos profissionais do sector e do público em geral, tendo os participantes direitos de autor sobre as suas coleções.
Este projeto regressou na edição passada do Moda Lisboa (a quadragésima-primeira), após mais de dez anos de interrupção. Nesta última edição participaram jovens designers como 20|25, Catarina Ferreira, Cláudia Mendes, Filipa Gomes, Hibu, Sofia Macedo e Joaquim Correia.





O Sangue Novo teve lugar pela primeira vez na terceira edição do Moda Lisboa, em 1992, tendo continuado até 2003. Nestas edições participaram alguns nomes que são hoje conhecidos por qualquer amante de Moda português, como Maria Gambina, Lara Torres, Miguel Flor, Osvaldo Martins, Ricardo Dourado e Priscila Alexandre.
Após dez anos de interrupção, este projeto volta às passerelles portuguesas, prometendo trazer novos talentos à ribalta, não fosse o seu objectivo “mostrar a obra, expor tendências e marcar pela primeira vez posição artística no evento mais importante da indústria de Moda nacional”, como pode ser lido no site oficial do Moda Lisboa. Assim sendo, a participação nesta iniciativa é uma excelente rampa de lançamento para qualquer jovem que aspire a ver as suas criações nas passerelles portuguesas.