Frozen – O Reino do Gelo é o mais recente filme da Disney e é, também, um voltar dos estúdios aos filmes de animação repletos de momentos musicais. O Espalha-Factos decide agora homenagear algumas das melhores canções,  entoadas em português, dos clássicos da Disney que fizeram parte da infância de todos nós.

Os Estúdios Disney são conhecidos pelas suas fantásticas animações, as suas histórias moldaram já várias gerações e há décadas que as crianças se deliciam com as peripécias dos seus heróis favoritos. Esta é assim uma pequena lista de alguns dos melhores momentos musicais dos clássicos filmes de animação da Disney, músicas que nos faziam ora rir, ora chorar. Músicas que marcaram a nossa infância e que nos enchem de nostalgia sempre que as voltamos a ouvir.

Ciclo Sem Fim – Rei Leão

Quem não se lembra da épica abertura do Rei Leão? Talvez das mais carismáticas cenas de todo o filme, a música que serve de início a um dos mais famosos filmes é uma das mais conhecidas do universo Disney. O interessante da versão portuguesa desta canção é o toque de fado dado aos vocais, uma música muito poderosa que promete arrepiar qualquer um que seguiu de perto as aventuras de Simba, o leão mais adorado do mundo.

Era Uma Vez – A Bela e o Monstro 

Uma das mais doces músicas Disney é cantada por Rita Guerra, pelo menos a versão portuguesa. A música de A Bela e o Monstro é uma das mais conhecidas composições da Disney e ela é o pano de fundo de uma das mais conhecidas cenas desse mesmo filme. Um momento com muita magia à mistura que promete fazer recordar ótimos momentos da infância.

Eu Vejo a Luz – Entrelaçados

Magia é o que não falta ao momentos mais romântico de Entrelaçados. Uma música que aquece a alma e nos obriga a sorrir perante uma cena visualmente fascinante. Entrelaçados pode já não fazer parte da nossa infância, mas deixa uma certa nostalgia no ar, ao nos fazer recordar dos tempos dos clássicos Disney, recheados de musicas.

Filhos de Deus – Corcunda de Notre Dame

Este é talvez o filme da Disney com melhor banda sonora em português, de Portugal. Esta música de Esmeralda tem uma das mais fortes letras de todos os clássicos do Estúdio, a própria ação é quase nula, dando espaço ao desenvolvimento da canção que ganha assim o grande destaque desta comovente cena. Este é um dos mais emocionantes momentos do filme e é uma canção que funciona maravilhosamente bem na nossa língua.

Fora do Mar – Pequena Sereia

A princesa Disney mais conhecida do Atlântico tem direito a figurar nesta lista com uma das mais doces músicas dos Estúdios. A versão portuguesa, cantada por Anabela Pires, é simplesmente arrebatadora. A voz encaixa nem uma luva com os subtis acordes e o conjunto transforma-se numa carinhosa cena de uma carismática princesa a cantar sobre os seus desejos.

 Não Sei Se é Amor – Hércules

Mais uma “princesa Disney” a cantar sobre os seus desejos e preocupações. Desta vez temos a amada do icónico Hércules numa das músicas com mais sentimento do filme sobre os deuses do Olimpo. Acompanhada por alguma tiradas de gospel por parte das musas que enchem, por completo, o ecrã com o seu carisma e os momentos mais cómicos numa música, acima de tudo, melancólica.

Os Sinos de Notre Dame – O Corcunda de Notre Dame

Como anteriormente foi dito, o Corcunda de Notre Dame é talvez o filme da Disney com melhores vocais portugueses. A prova disso é a segunda entrada de uma canção desse mesmo filme nesta lista, desta vez temos outra abertura. A fantasmagórica canção sobre o início de vida do Corcunda é tão forte, tem uma mensagem tão profunda e uma letra tão eficaz que é-nos impossível ouvir sem sentir alguns arrepios. São seis minutos cheios de emoções e uma verdadeira ode à catedral mais famosa de Paris, que remata com um fortíssimo “Quem é o monstro e o homem quem é?”.

Quantas Cores o Vento Tem – Pocahontas

Pocahontas pode até não ser dos melhores clássicos do Estúdio, mas especialmente esta música é uma delicia para os ouvidos. A voz, a melodia, a mensagem, basicamente o conjunto destes três aspetos formam das mais adoráveis canções com assinatura Disney, que nunca esquece os seus ensinamentos morais, este é um claro exemplo disso mesmo.

Um Mundo Ideal – Aladdin 

Um dueto fantástico, cantado por duas vozes que se completam de uma forma quase perfeita. Um dos momentos altos deste filme de génios e lâmpadas mágicas e também, talvez, das músicas mais românticas da Disney. Aladdin convida não só Jasmine num passeio cheio de magia, mas também o espetador.

Vais Lutar – Mulan 

Mulan é outro filme da Disney recheado de boas músicas na sua versão dobrada para português. Reflexo e Honra para Nós são prova disso mesmo, mas Vais Lutar destaca-se pelo seu forte ritmo que convida quase à cantoria e a trocar uns passos de dança. Mostra também uma parte importante da película, a transformação da heroína em soldado.

Bónus:

Uma Vez em Dezembro – Anastasia

Esta fantástica música apenas se encontra em bónus porque, na verdade, não se trata de uma película com carimbo Disney. Anastasia faz parte dos estúdios da 20th Century Fox, mas recentemente os seus direitos foram comprados pela Walt Disney e o filme já passa nos canais temáticos de televisão do Estúdio. Esta canção é estupenda e marcou, também, a infância de muitos de nós.