1382040607_killing-kennedy-article

50 anos de filmes e documentários sobre JFK

O assassinato de Kennedy em 1963 marcou profundamente o rumo da história e política, mas também o pensamento norte-americano do século XX. No dia em que se relembra esta efeméride, o Espalha Factos reúne as grandes peças cinematográficas e televisivas sobre a vida (e morte) de um dos presidentes norte-americanos mais adorados de sempre.

Os três tiros disparados em Dallas, Texas, a 22 de novembro de 1963 deixaram um legado importante no cinema e televisão que se prolonga até aos nossos dias. Juntamos aqui alguns dos retratos mais mediáticos e recentes sobre a vida, a presidência, a morte e as teorias conspiratórias sobre os acontecimentos que vitimaram John F. Kennedy, 35º presidente dos Estados Unidos.

1 – Parkland (2013)

parkland-image06

Do realizador Peter Landsman, o primeiro filme que consta nesta lista estreou-se esta semana em Portugal e cria uma narrativa factual e ficcional em volta dos acontecimentos de 22 de novembro de 1963. Parkland (nome do hospital para onde foi levado o presidente) conta a história do ponto de vista de vários anónimos envolvidos, desde médicos e enfermeiras, agentes de segurança, Zapruder, e a família daquele que foi apontado como assassino, Lee Harvey Oswald.  No elenco estão nomes como Zac Efron, Tom Welling e Billy Bob Thornton, Paul Giamatti. aqui a crítica.

 

2 – Killing Kennedy (2013)

1382040607_killing-kennedy-article

 

Uma produção também deste ano, desta vez na televisão, que estreou em novembro na National Geographic. Do realizador Nelson McCormick, o telefilme conta os anos de presidência de Kennedy (Rob Lowe) e a vivência do homem perturbado a quem foi atribuído o assassínio (Will Rothhaar). As duas histórias são opostas mas paralelas e cruzam-se nos momentos decisivos, desde os dramas familiares de ambos os homens até ao dia dos funerais.

3 – The Kennedys (2011)

*Jan 01 - 00:00*05_Flatbed_WEB

É a família norte-americana mais mediática, polémica e adorada de todos os tempos. Os Kennedys estiveram quase sempre presentes na cena política dos Estados Unidos desde 1947. O History Channel revela os detalhes e os momentos privados de uma casa que viria a mudar o mundo, desde o fim da II Guerra Mundial até aos acontecimentos consequentes à morte à morte de Kennedy. Nestes oito episódios, alguns nomes como Greg Kinnear, Barry Pepper e Katie Holmes desmistificam o clã, contando a vida de alguns dos principais momentos de Kennedy na presidência e os trágicos acontecimentos que a interromperam.

4 – Thirteen Days (2000)

thirteen_days

A chamada crise dos mísseis de Cuba, em 1962, terá sido o momento mais crítico da Guerra Fria, e sem dúvida, o período mais conturbado da governação de Kennedy. O filme de Roger Donaldson conta com a participação de Kevin Costner, Bruce Greenwood e Shawn Driscoll e é uma dramatização da crise nuclear iminente no início dos anos 60.

5 – Four Days in November (1964)

MV5BOTM0NjgwMjQzN15BMl5BanBnXkFtZTcwMzk3MDQyMQ@@._V1_SX214_

Documentário de Mel Stuart, feito ainda no rescaldo dos assassinato de Kennedy, constitui uma das primeiras coleções essenciais de dados reunidos mediaticamente pela primeira vez: o material exclusivo da cobertura da rádio e televisão oficial de Dallas e novos filmes registados da viagem de carro que se tornou mortal para o presidente.

6 – A President to Remember (2011)

Mais do que a morte de Kennedy, o documentário da HBO, realizado por Robert Drew, revela vídeos e imagens raras da sua vida familiar privada, desde os dias de campanha eleitoral anteriores a 1961, a governação de momentos conturbados e, claro está, a sua morte.

7 – Infamous Assassinations: the Assassination of JFK (2007)

O programa televisivo da BBC dedicou um episódio ao assassínio de Kennedy, com realização de Jonathan Martin e Nicolas Wright. Muito fatual, mostra-nos a perspetiva de Zapruder e conta a história de um presidente que viajou até ao Texas já a pensar nas eleições de 1964 e num segundo mandato. A visita arriscada ao terreno em que o presidente insistiu e acabou da pior forma, num Estado marcado pelos registos de violência, os mais altos do país na década de 60.

8 – Rush to Judgment (1967)

Um longo filme de Emile de Antonio que se baseia na obra de Mark Lane, advogado norte-americano que reuniu vários depoimentos dos primeiros anos de investigação da morte de Kennedy num livro. O filme contém essencialmente imagens e declarações exclusivas de alguns dos principais intervenientes no caso, a destacar os de Lee Harvey Oswald,  Jack Ruby (que matou Oswald dois dias depois de JFK), Abraham Zapruder e o chefe da polícia de Dallas, Jesse Curry.

9 – JFK: The Lost Bullet (2011)

46193_jfkthelostbullet-dl-mg_3helvsuegikueqieijvysdazhtncurxrbvj6lwuht2ya6mzmafma_400x225

Mais um documentário da National Geographic, inovador por trazer as invenções tecnológicas e de edição de imagem que entretanto se foram registando nos meios audiovisuais, de forma a aprimorar a qualidade das imagens recolhidas a 22 de novembro de 1963.  O narrador diz-nos que as sequências reunidas e tratadas pelo realizador David Konschnikcomparadas com as imagens sombrias a que estamos habituados, estas novas sequências são incrivelmente claras“. A alta-definição das imagens, especialmente do filme Zapruder, vem trazer novas descobertas e novos detalhes antes desconhecidos.

10 – JFK (1991)

JFK

Oliver Stone realizou no início dos anos 90 aquele que é talvez o mais popular e polémico de todos os filmes e documentários que se debruçaram sobre este fatídico acontecimento. É neste thriller que as maiores teorias da conspiração se formam, com o suposto envolvimento e consentimento de políticos norte-americanos do homicídio e a “Magic Bullet Theory”, que comprovaria a existência de uma quarta bala. Stone foi criticado por manipular factos históricos comprovados, mas até o realizador hoje declara acreditar que Lee Harvey Oswald não agiu sozinho – e por isso se “recusa a ver” versões que a que chama de “simplistas” dos eventos, como retratadas no documentário Killing Kennedy. JFK venceu dois Oscars da Academia e um Globo de Ouro.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Miriam Margolyes
Miriam Margolyes de ‘Harry Potter’ responde a comentários de J.K. Rowling