Gulbenkian1

Gulbenkian e Harvard unidas pelo Cinema

A fundação Calouste Gulbenkian juntamente com o Harvard Film Archive trazem ao público a partir do dia 22 de novembro o ciclo de cinema “ Harvard na Gulbenkian – Diálogos sobre o cinema português e o cinema do mundo”.

Esta iniciativa que se irá estender até ao verão de 2014 tem como curadores o realizador Joaquim Sapinho e Haden Guest, diretor do Harvard Film Archive, e é constituída por 12 programas, tendo já sido revelada metade, que para além da exibição de filmes contará ainda com inúmeros debates.

O ciclo trará a Portugal cineastas reconhecidos como Béla Tarr, Ben Rivers, Patricio Guzmán e Lucrecia Martel que irão comentar e debater filmes de realizadores portugueses.

O programa arrancará já no próximo dia 22 começando pela exibição da obra Trás-os-Montes de António Reis e Margarida Cordeiro, seguindo-se do debate de Béla Tarr e Ben Rivers. Nos dois dias seguintes serão igualmente exibidos vários filmes destes dois cineastas (Cavalo de Turim, de Tarr, e Two Years at Sea, de Rivers).

Ao longo dos próximos meses até março, a planificação conta com a continuação dos diversos programas em que podemos destacar a sessão Para Paulo Rocha, entre 13 a 15 de dezembro, A Memória Acredita Antes de o Saber se Lembrar e Desejo sem Liguagem, no mês de janeiro. Em fevereiro continuará com o quinto programa designado Cinema Num Tom Menor e em março a sexta sessão  Depois de Vanda.

É assim mais uma iniciativa interessante a favor do cinema português e da sua divulgação pelo mundo fora.

Mais Artigos
kanye-west
Kanye West afasta-se da corrida à presidência dos EUA