Os portugueses preferem novelas, os espanhóis música e cozinha e os ingleses vêem mais talent shows. Um estudo levado a cabo pelo jornal El País revelou quais os programas preferidos de alguns países europeus. Com o objetivo de perceber quais os interesses televisivos de portugueses, espanhóis, italianos, britânicos, alemães e franceses, a publicação inquiriu os telespetadores sobre os seus hábitos de consumo.

Desta forma, foi possível perceber que em Portugal os formatos preferidos são as telenovelas. Já a música e a cozinha lideram em Espanha, os talent shows fazem furor no Reino Unido, a política dá que falar em Itália e os formatos que retratam a investigação criminal fazem as delícias dos espetadores na Alemanha e em França.

sol-de-invernoNo que respeita a formatos específicos, em Portugal são as telenovelas Sol de Inverno, da SIC, e Belmonte, da TVI, que lideram as audiência, assim como os jogos de futebol – atualmente com uma exibição mais esporádica em sinal aberto. Já em Espanha, os concursos de culinária Master Chef e Top Chef, assim como as versões espanholas de The Voice e A Tua Cara Não Me É Estranha são os líderes de audiência.

Enquanto em França as séries americanas como O Mentalista e Mentes Criminosas são os programas mais vistos, representando cerca de 55% de todo o consumo, em Itália os talk shows políticos e debates como Ballarò e Servizio Pubblico são dos mais vistos.

Se formos até ao Reino Unido percebemos que X Factor e Strictly Come Dancing são os dois programas de caça-talentos preferidos do público. Por outro lado, os alemães preferem séries onde o mundo dos detetives é retratado, como é o caso de Tatort ou Rex, O Cão Polícia, com uma exibição já longa, marcada pelo sucesso de audiências.