CAMPANHA1

Marikorpura: Designer Tiago Barreiros lança nova coleção

Depois da experiência na indústria e a trabalhar para outras marcas, Tiago Barreiros lançou recentemente um projeto próprio. Com uma pequena reportagem, o Espalha Factos junta-se à divulgação do trabalho deste jovem designer que acaba de lançar a nova coleção, Marikorpura.

Existem cada vez mais marcas de design de moda a florescer no panorama português. A projeção das plataformas de moda e a Internet foram o incentivo para que muitos designers tomassem as rédeas do seu trabalho e decidissem lançar-se em nome próprio. Há algum tempo que Tiago trabalhava na indústria da moda e para outros designers. Formou-se no CITEX (hoje fundido com o Modatex), tendo completado os estudos em 2010. É nesta instituição que exerce hoje a função de formador.

“No decorrer do programa do curso comecei a observar que queria pausar a minha vontade de ter uma marca, para aprender mais e evidenciar-me na área industrial, para absorver mais conhecimentos técnicos e, acima de tudo, ganhar contatos assertivos de fornecedores e ter uma consciência mais real desta indústria.“, refere o designer.

Mas a ambição de criar o seu próprio projeto cresceu e, no início deste ano, registou a marca. Por trás do nome da coleção, MARIKORPURA, está uma homenagem à mãe e à avó, embrionárias na sua vocação para esta área profissional. A marca, inclusivamente, foi registada a 22 de janeiro de 2013, dia de aniversário da avó.

Maria, “aquela que ocupa o primeiro lugar”, norteia quer o conceito da marca quer da presente coleção para o outono/inverno 2014. Dos vultos marianos, surgem figuras longuilíneas que lembram vagamente as pinturas de Greco. Todavia, o drama é substituído por um vórtice de sensibilidade e candura que o colorido neutral se encarrega de enaltecer. Da sobriedade realça-se a confeção exímia, manual e recorrendo a técnicas de alta-costura, uma abordagem de cuidadosa que se espelha igualmente nos materiais: sedas, lãs, algodões, couro e alguns detalhes bordados, com inserção de fio de ouro.

Quanto a pontos de venda, vêm a caminho, assim como a segunda coleção. Em dezembro chega-nos um espaço online, e brevemente terá showroom internacional (essencial para os designers nos negócios de maior envergadura) e algumas peças para venda numa loja multimarca nacional a anunciar.

tiago barreiros 1

tiago barreiros 2

tiago barreiros 3

tiago barreiros 4

Créditos:

Styling e Vestuário: Tiago Barreiros

Fotografia: Frederico Simões

Modelo: Alice Burtonized

Cabelos: Pedro Plastic by WIP Hairport

Maquilhagem: Lola Carvalho Calçado: Eureka Shoes

Jóias: Tânia Gil

Mais Artigos
Bridgerton
Fãs de ‘Bridgerton’ descobrem erro “moderno” nas filmagens