O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
3499

10 filmes que não vais querer perder no LEFFEST’13

O Lisbon & Estoril Film Festival arranca oficialmente nesta sexta-feira, dia 8. Se estás a pensar em ir e não sabes por onde escolher, ficam aqui 10 sugestões de filmes que não vais querer perder.

O LEFFEST prepara-se para mais uma edição repleta do que de melhor o cinema tem para oferecer. Nesta edição podemos não só ficar a par das melhores obras cinematográficas do último ano, como assistir a inevitáveis clássicos do cinema que passam no âmbito de secções como Rupturas e Cinema & Literatura. A oferta é enorme e a programação de excelência, por isso aqui ficam as sugestões da nossa equipa para que não faltes às pérolas do festival.

A Vida de Adèle – Abdellatif Kechiche

a3182a44d_363413091013

Talvez o filme mais esperado de todo o certame, a Palma de Ouro de 2013 e um dos filmes mais acarinhados pela crítica no último ano. A Vida de Adèle narra a história de uma adolescente de 15 anos que vê a sua vida mudar quando conhece Emma, uma jovem com cabelo azul que a apresenta ao desejo e à vontade de se afirmar como uma mulher adulta. Diante do olhar dos outros, Adèle cresce, procura-se, perde-se, encontra-se.

As Vinhas da Ira – John Ford

69360de91_055015231013

Um dos grandes clássicos de John Ford e do cinema, uma oportunidade única de ver em sala um filme de 1940 e que será projetado no âmbito da secção Cinema & Literatura. As Vinhas da Ira contam a história de um jovem que regressa para a fazenda da família em Oklahoma, depois de cumprir uma sentença de quatro anos de prisão por homicídio. A Grande Depressão está no auge e, como muitos outros agricultores, a sua família é despejada da fazenda. Juntos, caminham por todo o país na esperança de um dia trabalhar na Califórnia. Este é um excelente retrato de um país assolado pela pobreza e a opressão.

Guerra e Paz – King Vidor

f14a5d96e_102615221013

Mais um filme projetado no âmbito do Cinema & Literatura, este sendo um clássico nos épicos de guerra que conta com umas das maiores atrizes do cinema: Audrey Hepburn. O filme passa-se em Moscovo, mais propriamente no ano de 1805, quando uma jovem condessa está envolvida com o príncipe Andrei e é amiga do príncipe Pierre. A guerra eclode e Andrei em conjunto com Pierre vão para a batalha enquanto Natasha decide cuidar dos desafortunados. Andrei é morto em ação. No seu regresso, Pierre encontra uma jovem mulher castigada pelos tempos difíceis…

Inside Llewyn Davis – Joel Coen e Ethan Coen 

b0ef65328_055915091013

Os irmãos Coen são já talvez das duplas de maior renome no panorama do cinema atual, a oportunidade de ir a uma antestreia de um dos seus filmes é sempre algo para agarrar, principalmente um que tem sido tão aclamado pela crítica.  Inside Llewyn Davis mostra uma semana na vida de um jovem cantor no mundo musical de Greenwich Village, em 1961.  Quando um inverno severo atinge Nova Iorque, o jovem, com a sua guitarra na mão, luta para ganhar a vida como músico e enfrenta obstáculos aparentemente intransponíveis, começando com aqueles que ele mesmo cria. Ele sobrevive apenas graças ao apoio dado por amigos ou estranhos, aceitando qualquer pequeno trabalho.

Only Lovers Left Alive – Jim Jarmusch

f14a5d96e_520916091013

Um filme sobre um amor entre vampiros que perdura durante séculos… Parece muito cliché junto, mas não nos podemos esquecer que os protagonistas são Tilda Swinton e Tom Hiddleston, uma dupla que suscita muita curiosidade. Esta história de amor dura há séculos, mas este idílio libertino é interrompido pela chegada da pequena irmã de Eve, extravagante e incontrolável. Estas duas pessoas à margem, sábias mas frágeis, poderão continuar a sobreviver no mundo moderno que está em colapso ao seu redor?

O Passado – Asghar Farhadi

9b11072bb_211917091013

Depois de A Separação a fasquia está altíssima para este realizador iraniano, nós por aqui ficamos ansiosos para ver o que foi feito depois de tamanha perfeição. O Passado vem contar a história de Ahmad que, depois de quatro anos de separação, chega a Paris a partir de Teerão, a pedido de Marie, a sua esposa francesa, para realizar as formalidades do seu divórcio. Durante a sua breve estadia, Ahmad descobre a relação conflituosa que Marie tem com a filha Lucia. Os esforços que Ahmad faz para tentar melhorar esse relacionamento irão desvendar um passado secreto.

The Immigrant – James Gray

DSC_3749.NEF

Talvez o filme de todo o LEFFEST com um dos elencos mais atrativos e interessantes. Grandes nomes da representação atual fazem de The Immigrant uma aliciante tentação para se ir ver ao festival, nomes como Marion Cotillard, Jeremy Renner e Joaquin Phoenix. O filme fala-nos de Ewa e da sua irmã Magda que deixam a Polónia rumo à Terra Prometida, Nova Iorque. Quando chegam a Ellis Island, Magda é internada de quarentena por sofrer de tuberculose. Sozinha e desamparada, Ewa conhece Bruno, um proxeneta sem escrúpulos. Para salvar a sua irmã, Ewa deixa-se sacrificar, acabando por se prostituir. A chegada de Orlando, um ilusionista primo de Bruno, traz esperança e confiança a Ewa — contudo, o ciúme de Bruno é imprevisível.

Vale Abrão – Manoel de Oliveira

9b11072bb_385217221013

A presença portuguesa também se faz sentir e com um dos nomes incontornáveis do cinema português. Manoel de Oliveira verá o seu filme projetado também no âmbito da secção Cinema & Literatura. Vale Abrão conta-nos a história de Ema, que para fugir da sua vida na terra, refugia-se na poesia e no romance. Uma sucessão de amores não lhe retiram o seu véu de desilusão gradual e, tal como Emma Bovary, o resultado é a morte.

Vénus de Vison – Roman Polanski 

a3182a44d_463017091013

Polanski é também já um nome de peso no panorama cinematográfico, claro está que a sua mais recente obra é um dos grandes destaques nas antestreias do festival, a mesma que esteve este ano entre a seleção oficial de Cannes. Vénus de Vison traz até nós a história de Thomas que, após um dia de audições a atrizes para a peça que está prestes a encenar, lamenta ao telefone o fraco desempenho das candidatas. Ninguém tem a dimensão necessária para assumir o papel principal, e prepara-se para sair quando Vanda surge, verdadeiro turbilhão de energia e tão desenfreada como atrevida. Vanda incorpora tudo o que Thomas odeia. Ela é vulgar, insensata, e irá parar diante de nada para conseguir o papel.

Week End – Jean-Luc Godard

f14a5d96e_393416241013

O último filme desta lista remete-nos para a secção Ruptura do festival, um filme que não só revolucionou o cinema como foi realizado por um dos grandes mestres da Sétima Arte. Week End centra-se na rotina dos fins de semana, onde todas as pessoas ao quererem fugir da cidade para respirar um pouco de ar puro acabam por ficar presas no trânsito.

O programa do LEFFEST é vastíssimo e pode ser consultado com maior detalhe no site oficial do festival.