A primeira edição dos YouTube Music Awards teve lugar ontem, em Nova Iorque, e ficou marcada pela graciosa presença dos Arcade Fire, a vitória de Eminem como Artista do Ano e a discreta atuação de Lady Gaga.

Com a animada apresentação de Jason Schwartzman e Reggie Watts, a cerimónia dos YouTube Music Awards premiou Eminem como Artista do Ano Taylor Swift como Fenómeno do YouTube, enquanto I Got A Boy, de Girls’ Generation, foi considerado o Vídeo do Ano.

Mas a primeira edição do certame ficou marcada pela atuação dos Arcade Fire, que abriram a noite com Afterlife. A interpretação da canção, retirada de Reflektor, o mais recente disco do grupo, foi conjugada com a gravação, ao vivo, do respetivo teledisco, realizado por Spike Jonze (Where the Wild Things Are) e com interpretação de Gina Gerwig (No Strings Attached).

O vocalista dos Arcade Fire, Win Butler, haveria de voltar ao palco para tirar fotos com seu iPhone e, mais tarde, “reencarnando” Kanye West (nos MTV Video Music Awards de 2009), protestou contra o prémio ganho por Taylor Swift, reclamando que o Fenómeno do YouTube do Ano deveria ser, certamente, Harlem Shake.

Lady Gaga marcou também a noite ao apresentar ao piano um novo tema, Dope, de óculos escuros, com uma simples capa preta e revelando lágrimas enquanto cantava. Foi também gravado um vídeo dirigido por Jonze.
A cerimónia está disponível na íntegra, no YouTube.