No âmbito do projeto Linhas Cruzadas, a Casa da Esquina, em Coimbra, apresenta, a partir de hoje e até dia 14 de novembro, uma programação artística variada que procura responder à pergunta “Ocupar em nome de quê?“.
Occupy é um projeto inserido nas Linhas Cruzadas, uma parceria entre O Teatrão, Jazz ao Centro Clube (JACC), Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) e Casa da Esquina que procura, através da cooperação e troca artística, oferecer ao público de Coimbra um novo espaço de criação, experimentação e fruição das artes.
Tendo como mote os movimentos occupy de cidadãos que se têm juntado por todo o mundo, a Casa da Esquina pegou em textos de autores contemporâneos que escreveram peças curtas em resposta à crise europeia, ao estado do capitalismo e às políticas de austeridade e representou-os artisticamente sob as formas de vídeo, teatro, exposições, instalações e conferências.
Esta iniciativa surgiu em 2011 com o movimento Theatre Uncut, que visava protestar contra os cortes na cultura perpetrados pelo governo britânico, e chega agora a Coimbra no âmbito das Linhas Cruzadas.
Aqui fica a programação detalhada:
- 4 de novembro, 21h00
Songs at the end of the world – Um concerto de Wunderbaum (vídeo)
PlayPause -Mostra de Vídeo de Teatro Contemporâneo
Salão Brazil
- 5 a 9 de novembro, 21h30
Occupy – Teatro sem cortes (teatro)
Casa da Esquina
- 6 de novembro, 23h00
Guerra (poesia e música)
Café Teatro TAGV
- 7 a 10 de novembro, das 16h00 às 20h00.
A casa dos avós (instalação vídeo)
Espaço Arte à Parte (1º andar)
- 14 de novembro, 17h30 (inauguração)
S. Paulo no templo laico (exposição)
O sagrado e o profano na arte (conferência)
Café Santa Cruz
Mais informações no Facebook do Linhas Cruzadas
https://www.facebook.com/LinhasCruzadasCoimbra