2001-a-space-odyssey-original

2001: Odisseia no Espaço regressa aos Cinemas

Um dos filmes mais aclamados da História do Cinema vai voltar ao grande ecrã. Numa iniciativa dos Cinemas UCI2001: Odisseia no Espaço, realizado por Stanley Kubrick, regressa já este mês às salas, em Lisboa e Vila Nova de Gaia.

No ano em que se comemora o 45.º aniversário do seu lançamento original, uma das obras mais influentes de Stanley Kubrick vai poder ser novamente contemplada no grande ecrã. Integrada na iniciativa das Sessões Clássicas dos Cinemas UCI (que trouxeram este ano outros grandes filmes em novas cópias digitais, como Taxi Driver, Lawrence da Arábia e Até à Eternidade).

Considerado um dos melhores filmes de sempre por vários críticos e realizadores de todo o Mundo, 2001: Odisseia no Espaço é um título constantemente presente em muitas listas especializadas de Cinema, como é o caso das elaboradas pela revista Sight and Sound e da lista dos 100 Melhores Filmes Americanos de Sempre do American Film Institute.

E mesmo que tenha sido um fracasso de público e de crítica na altura em que estreou, o filme continua a ser redescoberto e admirado por novas gerações de cinéfilos, que consideram esta uma das melhores obras de Stanley Kubrick. Passados quarenta e cinco anos, esta continua a ser uma das peças cinematográficas mais debatidas e estudadas de sempre.

2001: Odisseia no Espaço é mais um lançamento das Sessões Clássicas que pretende, através da exibição de uma nova cópia digital, atrair novos públicos para os grandes filmes intemporais da Sétima Arte, colocando-os lado a lado com as novas estreias que surgem semanalmente nas salas.

O regresso da fita de Kubrick está marcado para o dia 21 de novembro, nos Cinemas UCI El Corte Inglés em Lisboa e UCI Arrábida em Vila Nova de Gaia.

Vê aqui o trailer renovado do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=Z2UWOeBcsJI

Mais Artigos
cultura
Programadores pedem exceções para a Cultura durante Estado de Emergência